A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Cachoeiro do Itapemirim

Cobiça
Salgadinho
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
COBIÇA
Município de Cachoeiro do Itapemirim, ES
Linha do Litoral - km 487,931 (1960)   ES-3399
Altitude: 87 m   Inauguração: n/d
Uso atual: abandonada (2013)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cobiça não tem data de inauguração conhecida. Também foi chamada de Cobiça da Leopoldina. Estava abandonada em 2013, com tanto mato em volta que até fotografias tornavam-se difíceis. O seu único desvio estava sendo retirado. A partir de Cobiça se inicia uma subida de 700 m de altitude por 50 km de ferrovia até Ipê-Açu, algumas estações mais à frente e ponto mais alto daquele trecho.
ACIMA: Trecho da linha enbtre as estações de Cobiça e de Soturno (FB/Belezas capixabas, maio de 2014).
(Fontes: Marcos Farias; Paulo Thiengo; Carlos Latuff; Leonardo M. Corrêa; FB/Belezas capixabas, 2014; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação em 2006. Foto Marcos Farias

A estação em 2006. Foto Marcos Farias

Pátio da estação em 2006. Foto Marcos Farias

A estação em 2009. Notar o mato nos trilhos, que indica pouco movimento de trens. Foto Leonardo Corrêa
 
     
Atualização: 25.05.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.