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E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SALGADINHO
Município de Vargem Alta, ES |
Linha do Litoral - km 496,271 (1960) |
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ES-3402 |
Altitude: 271 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: abandonada (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi
construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Salgadinho não tem data de inauguração
conhecida. Está hoje abandonada e sem cobertura, mas foi sempre
apenas uma plataforma coberta, sem prédio. Próxima a
ela, existe ainda uma casa de turma em ruínas e uma caixa d'água.
A cidade - um bairro de Vargem Alta - fica cerca de 200 metros
morro abaixo. Quem embarcaria na parada de Salgadinho, tão
alta e longe da cidadezinha, na época do trem de passageiros?
De Cobiça, estação anterior e a 87 m de
altitude, a ferrovia sobe 700 m até a parada de Ipê-Açu,
segunda parada após a estação de Vargem Alta,
e 50 km à sua frente. De Cobiça até Salgadinho,
são 200 metros de diferença de cota em 8 km de percurso
de linha.
(Fonte: Marcos Farias; Paulo Thiengo; Guia Geral de
Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Parada de Salgadinho, em 15/01/2006. Foto Marcos A. Farias |
Parada de Salgadinho, em 15/01/2006. Foto Marcos A. Farias |
A parada em julho de 2013. Foto Paulo Thiengo |
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Atualização:
25.05.2016
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