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E. F. Macaé
a Campos (1878-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GUANDU
Município de Campos, RJ |
Linha do Litoral - km 338,930 (1960) |
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RJ-0608 |
Altitude: 41 m |
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Inauguração: 01.01.1878 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi
construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: Da estação
de Guandu saía uma ferrovia particular das usinas Poço
Gordo e São João. A estação
foi fechada "em caráter definitivo" em 01/06/1971,
de acordo com o relatório da Leopoldina desse ano. A estação
foi demolida, dela somente restou a plataforma de pedras. "Você
não sabe como é complicado o acesso a essas localidades, como Guandu,
usando transporte público num fim de semana. Ônibus demora muito,
van demora menos, mas tudo demora. De 45 minutos a 1 hora. Geralmente
lotados. E no caso das vans, se estiver lotada ela não para e daí
voce tem de esperar a próxima. Entre uma localidade e outra, imensas
planícies de canaviais, de onde partem caminhões abarrotados de cana-de-açúcar"
(Carlos Latuff, 07/2007).
(Fontes: Nicholas Burmann; Carlos Latuff; E. F.
Leopoldina: relatório anual, 1971; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Ao lado, pátio da estação
de Guandu carregando cana das usinas de São João
e de Poço Gordo com cana de açúcar. Foto
da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
IBGE, 1958 |
Plataforma da estação em 07/2007. Foto Carlos
Latuff |
Plataforma da estação em 07/2007. Foto Carlos
Latuff |
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Atualização:
23.02.2016
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