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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Travessão
Guandu
Conselheiro Josino
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E. F. Macaé a Campos (1878-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
GUANDU
Município de Campos, RJ
Linha do Litoral - km 338,930 (1960)   RJ-0608
Altitude: 41 m   Inauguração: 01.01.1878
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: Da estação de Guandu saía uma ferrovia particular das usinas Poço Gordo e São João. A estação foi fechada "em caráter definitivo" em 01/06/1971, de acordo com o relatório da Leopoldina desse ano. A estação foi demolida, dela somente restou a plataforma de pedras. "Você não sabe como é complicado o acesso a essas localidades, como Guandu, usando transporte público num fim de semana. Ônibus demora muito, van demora menos, mas tudo demora. De 45 minutos a 1 hora. Geralmente lotados. E no caso das vans, se estiver lotada ela não para e daí voce tem de esperar a próxima. Entre uma localidade e outra, imensas planícies de canaviais, de onde partem caminhões abarrotados de cana-de-açúcar" (Carlos Latuff, 07/2007).
(Fontes: Nicholas Burmann; Carlos Latuff; E. F. Leopoldina: relatório anual, 1971; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Ao lado, pátio da estação de Guandu carregando cana das usinas de São João e de Poço Gordo com cana de açúcar. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958
Plataforma da estação em 07/2007. Foto Carlos Latuff

Plataforma da estação em 07/2007. Foto Carlos Latuff
 
     
Atualização: 23.02.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.