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E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1996) |
INHUMA
Município de Mimoso do Sul, ES |
Linha do Litoral - km 412,001 (1960) |
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ES-4643 |
Altitude: 24 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: abandonada (2013) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi
construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: Não
conheço a data de abertura desta parada, também chamada
de "Terminal Inhuma".
Devia ser uma parada para carregamento de produtos de uma fazenda
ou mais. Fica ao lado do rio Muqui do Sul.
ACIMA:
Mapa do município de Mimoso do Sul (parcial) nos
anos 1950. A linha corta o município de sul a norte,
passando por diversas estações e paradas. A de Inhuma
está ao lado do rio Muqui do Sul (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958).
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TRENS
- A parada não constava nos guias de horários.
Ao lado, o noturno Rio-Vitoria, puxado pela Garrat em local
desconhecido talvez anos 1930. Clique sobre a foto para ver
mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1960 e 1984 (Guias Levi). |
(Fontes: IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A parada, em foto supostamente de 2013. Autoe desconhecido |
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Atualização:
15.02.2018
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