|
|
E. F. Carangola
(1878-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTA
BÁRBARA
Município de Campos, RJ |
Linha do Litoral - km 372,228 (1960) |
|
RJ-1662 |
Altitude: 80 m |
|
Inauguração: 10.08.1878 |
Uso atual: igreja evangélica |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,
foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Barbara foi aberta pela E. F. Carangola em 1878. Em
1890 foi absorvida com a ferrovia pela Leopoldina. O prédio
hoje (2012) abriga uma igreja evangélica da Assembléia de Deus.
Foi nisso o que a estação de Santa Bárbara se tornou, como
bom exemplo da expansão dos evangélicos pelo interior do Estado do
Rio. Do dístico original só restaram vestígios do nome da estação,
e parte do que parece ser uma bíblia, pintada pelos religiosos. Enquanto
em 2007 o prédio ainda se parecia com a velha estação,
em 2012 ele está completamente descaracterizado.
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros - pararam nesta estação de 1878 a
1979. Ao lado, o noturno Rio-Vitoria, puxado pela Garrat em
local desconhecido talvez anos 1930. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1960 e 1984 (Guias Levi). |
(Fontes: Hugo José Nascimento;
Bruno Neves; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-80; Carlos Latuff; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, foto sem data. Acervo Hugo José
Nascimento |
A estação, provavelmente anos 1950. Acervo Hugo
José Nascimento |
A estação de Santa Barbara em 1970. Foto Hugo
José Nascimento |
A estação, bastante desfigurada em 22/07/2007.
Foto Carlos Latuff |
A estação, bastante desfigurada em 22/07/2007.
Foto Carlos Latuff |
|
|
|
|
|
Atualização:
15.02.2018
|
|