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E. F. Leopoldina
(c.1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTA
MARIA
Município de Campos, RJ |
Linha do Litoral - km 380,408 (1960) |
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RJ-0035 |
Altitude: 85 m |
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Inauguração: c.1935 |
Uso atual: abandonada (2007) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1935 |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,
foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Maria é uma bela construção dos
anos 1930. Não sei a data de abertura
da estação, mas, pelos Guias Levi, ela teria sido aberta entre
os anos de 1934 e 1936.
Aparentemente a história de sua instalação
foi contada aqui: "Enquanto almoçava no único restaurante
a quilo da minúscula Santa Maria, descobri que a proprietária, a gentil
Sra. Jayra, tem
uma íntima ligação com a estação ferroviária. De acordo com
ela, no passado, sua avó, de nome Leonídia, liderou um protesto de
moradores pela construção de uma estação a fim de atender aos residentes
daquela localidade. Toda vez que a locomotiva se aproximava, os moradores
colocavam um tronco na linha e acenavam com bandeiras vermelhas, forçando
o trem a parar. Os sucessivos protestos surtiram efeito e a estação
foi erguida" (Carlos Latuff, 21/07/2007).
Perto da estação de Santa Maria saía a linha da Usina Santa Maria, que, pelo menos até os anos
1980, ainda seguia operando com suas máquinas a vapor. O esquema
dessa linha (abaixo)foi desenhado por Orlando Barbosa.
A estação estava abandonada em 2007.
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AO LADO: Linha da usina (desenho Orlando Barbosa). |
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
- pararam nesta estação de c.1935 a 1984. Ao lado,
o noturno Rio-Vitoria, puxado pela Garrat em local desconhecido
talvez anos 1930. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1960 e 1984 (Guias Levi). |
(Fontes: Eliezer Magliano; Carlos Latuff; Edmundo
Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1979;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Acima, a estação e seu belo dístico, bem
"anos 1930". Ao lado, detalhe da plataforma, porta e
placa de quilometragem. Fotos Eliezer Magliano |
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A estação em 04/2004. Foto Eliezer Magliano |
A estação em 04/2004. Foto Eliezer Magliano |
A estação em 2010. Autor desconhecido |
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Atualização:
05.06.2019
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