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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Tristão da Câmara
Águas Claras
São José do Rio Preto
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Príncipe do Grão Pará (1886-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1947)
ÁGUAS CLARAS
Município de São José do Vale do Rio Preto, RJ
Ramal de São José do Rio Preto - km 121 (1938)   RJ-3897
Altitude: -   Inauguração: 01.11.1886
Uso atual: abandonada (2010)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de São José do Rio Preto foi aberto em 1886 na verdade como parte - a final - da linha principal de E. F. Grão Pará. Em 1890, esta ferrovia foi adquirida pela Leopoldina. Em 1900, esta construiu o trecho entre Areal e Entre Rios (Três Rios) e o trecho Areal-São José do Rio Preto passou a ser um pequeno ramal de 25 km. O ramal foi fechado em 1947, tendo sido um dos primeiros trechos ferroviários a ser desativado no Brasil, graças ao projeto de construção de uma represa na região.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Águas Claras foi inaugurada em 1886.

Foi fechada com o ramal, em 1947, segundo pôde ser apurado, para a construção de uma represa, ou então, esta teria sido uma boa desculpa para se fechar um ramal pequeno e provavelmente já deficitário.

Em 2007 o prédio estava inteiro; em abril de 2010, parte do teto já havia desabado e a estação havia sido murada.
Em 2017, a estação estava restaurada e servia como palco para exposições locais.

ACIMA: Estação de Aguas Claras, possivelmente anos 1930 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VE-LA MAIOR (Acervo e envio: Amauri Telles de Menezes).
1888
AO LADO:
A estação de Águas Claras localizava-se no Rio de Janeiro, município de Petrópolis. Pertencia, nesse período (1888), à E. F. Príncipe de Grão Pará, incorporada pela E. F. Leopoldina em 1890. Provavelmente esse carimbo com a grafia da estação e da antiga ferrovia circulou por pouco tempo. As malas postais para o Rio de Janeiro seguiam diariamente pela E. F. Grão Pará até o Porto de Mauá e em seguida pelas barcas da Companhia Leopoldina. A partir de 1900 podiam também seguir por Entre Rios (atual Três Rios) através da E. F. Leopoldina e em seguida pela E. F. Central do Brasil (Márcio Protzner, 10/5/2009).

ACIMA: A estação das Águas Claras ainda com trilhos e a vila, em foto sem data (cessão Amarildo Mayrink).

(Fontes: Amarildo Mayrink; Reginaldo C. Gonçalves; Leonardo Bloomfield; Marcio Protzner, 2009; Pedro Paulo Resende; Guias Levi, 1938-1980; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Águas Claras, em 05/2007. Foto Leonardo Bloomfield

Estação de Águas Claras, em 05/2007. Foto Leonardo Bloomfield

Estação de Águas Claras, em 05/2007. Foto Leonardo Bloomfield

Estação de Águas Claras, em 05/2007. Foto Leonardo Bloomfield

Estação de Águas Claras, em 05/2007. Foto Leonardo Bloomfield

A estação em 4/2010, já com parte do teto ruído. Foto Reginaldo C. Gonçalves
     
Atualização: 05.04.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.