|
|
E. F. Príncipe
do Grão Pará (1886-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1947) |
ÁGUAS
CLARAS
Município de São José
do Vale do Rio Preto, RJ |
Ramal de São José do Rio
Preto - km 121 (1938) |
|
RJ-3897 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 01.11.1886 |
Uso atual: abandonada (2010) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de São José do Rio Preto foi aberto em 1886 na
verdade como parte - a final - da linha principal de E. F. Grão
Pará. Em 1890, esta ferrovia foi adquirida pela Leopoldina.
Em 1900, esta construiu o trecho entre Areal e Entre Rios (Três
Rios) e o trecho Areal-São José do Rio Preto passou
a ser um pequeno ramal de 25 km. O ramal foi fechado em 1947, tendo
sido um dos primeiros trechos ferroviários a ser desativado
no Brasil, graças ao projeto de construção de
uma represa na região. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Águas Claras foi inaugurada em 1886.
Foi fechada com o ramal, em 1947, segundo pôde ser apurado,
para a construção de uma represa, ou
então, esta teria sido uma boa desculpa para se fechar um ramal
pequeno e provavelmente já deficitário.
Em 2007 o prédio estava inteiro; em abril de 2010, parte do
teto já havia desabado e a estação havia sido
murada. Em 2017, a estação estava restaurada
e servia como palco para exposições locais.
ACIMA: Estação de Aguas Claras, possivelmente anos 1930 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VE-LA MAIOR (Acervo e envio: Amauri Telles de Menezes).
|
1888
AO LADO:
A estação de Águas Claras localizava-se no Rio de Janeiro,
município de Petrópolis. Pertencia, nesse período (1888),
à E. F. Príncipe de Grão Pará, incorporada pela E. F. Leopoldina
em 1890. Provavelmente esse carimbo com a grafia da estação
e da antiga ferrovia circulou por pouco tempo. As malas postais
para o Rio de Janeiro seguiam diariamente pela E. F. Grão
Pará até o Porto de Mauá e em seguida pelas barcas da Companhia
Leopoldina. A partir de 1900 podiam também seguir por Entre
Rios (atual Três Rios) através da E. F. Leopoldina e em seguida
pela E. F. Central do Brasil (Márcio Protzner, 10/5/2009).
|
ACIMA: A estação das Águas
Claras ainda com trilhos e a vila, em foto sem data (cessão
Amarildo Mayrink).
(Fontes: Amarildo Mayrink; Reginaldo C. Gonçalves;
Leonardo Bloomfield; Marcio Protzner, 2009; Pedro Paulo Resende; Guias
Levi, 1938-1980; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Águas Claras, em 05/2007. Foto
Leonardo Bloomfield |
Estação de Águas Claras, em 05/2007. Foto
Leonardo Bloomfield |
Estação de Águas Claras, em 05/2007. Foto
Leonardo Bloomfield |
Estação de Águas Claras, em 05/2007. Foto
Leonardo Bloomfield |
Estação de Águas Claras, em 05/2007. Foto
Leonardo Bloomfield |
A estação em 4/2010, já com parte do teto
ruído. Foto Reginaldo C. Gonçalves |
|
|
|
|
Atualização:
05.04.2020
|
|