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E. F. Leopoldina
(1886-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervia (1996-) |
BRAZ
DE PINA
Município de Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Norte - km 13,718 (1960) |
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RJ-1669 |
Altitude: 10 m |
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Inauguração: 23.10.1886 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Braz de Pina foi inaugurada em 1886. No início, era
uma estação de madeira, situada no final da rua Santo
Antônio, antigamente rua Oricá, na Vila Guanabara.
Hoje
é uma das estações dos trens metropolitanos da
Supervia.
CLIQUE
AQUI E VEJA A SITUAÇÃO LAMENTÁVEL DE DIVERSAS
ESTAÇÕES DE SUBURBIO DA LEOPOLDINA EM 1918
ACIMA:
Anúncio de 1913 (CLIQUE SOBRE ELE PARA VÊ-LO INTEIRO) anunciando as vantagens de se comprar terrenos próximos às
estações da Leopoldina no Rio de Janeiro (Fon-Fon, 11/10/1913).
ACIMA: A estação
de Braz de Pina como referência na propaganda da Villa Guanabara
em 1928 (A Noite, 23/6/1928).
ACIMA: Estação de Bras de Pina em 1930, e rua Santo
Antonio com as casinhas, das quais resta intacta pelo menos uma em
2015 (O Cruzeiro, 5/6/1930).
ACIMA:
Acidente junto à estação de Bras de Pina em 1949 (Folhe da Manhã, 15/10/1949).
ACIMA:
(CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VE-LO MAIOR) Em 1967, estudava-se juntar as duas estações da linha de suburbios da Leopoldina e chamá-la de Corodobrás. Não foi para a frente (Luta Democratica, 17/11/1967).
(Fontes: Anderson; CBTU; Fon-Fon, 1913;
O Cruzeiro, 1930; A Noite, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, sem data. Foto do site da CBTU |
A estação em 2008. Foto Anderson |
A estação - e o trem da Supervia - em 2008. Foto
Anderson |
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Atualização:
30.08.2019
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