A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Bras de Pina
Cordovil
Parada de Lucas
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Leopoldina (1886-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
CORDOVIL
Município de Rio de Janeiro, RJ
Linha do Norte - km 14,550 (1960)   RJ-4281
Altitude: 5 m   Inauguração: 23.10.1886
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cordovil foi inaugurada em 1886.

Hoje ,instalada em prédio mais moderno (não é o original), é uma das estações dos trens metropolitanos da Supervia.

CLIQUE AQUI E VEJA A SITUAÇÃO LAMENTÁVEL DE DIVERSAS ESTAÇÕES DE SUBURBIO DA LEOPOLDINA EM 1918

1934
AO LADO:
Acidente em Cordovil (O Estado de S. Paulo, 24/8/1934).
ACIMA: A Leopoldina também tinha seus acidentes. Este foi em Cordovil (Última Hora, 5/5/1955).

ACIMA: (CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VE-LO MAIOR) Em 1967, estudava-se juntar as duas estações da linha de suburbios da Leopoldina e chamá-la de Corodobrás. Não foi para a frente (Luta Democratica, 17/11/1967).

ACIMA: A estação de Cordovil e seus arredores no Rio de Janeiro (Foto Anderson, abril de
2009
).


(Fontes: Luiz Felipe Lopes Dias; Anderson; Última Hora, 1955; Acervo Arquivo do Estado de S. Paulo; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 04/2009. Foto Anderson

A estação em 04/2009. Foto Anderson

A estação de Cordovil em 12/2016. Foto Luiz Felipe Lopes Dias
 
     
Atualização: 30.08.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.