|
|
E. F. Leopoldina
(1886-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
CORDOVIL
Município de Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Norte - km 14,550 (1960) |
|
RJ-4281 |
Altitude: 5 m |
|
Inauguração: 23.10.1886 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Cordovil foi inaugurada em 1886.
Hoje ,instalada em prédio mais moderno (não é
o original), é uma das estações dos trens metropolitanos
da Supervia.
CLIQUE AQUI E
VEJA A SITUAÇÃO LAMENTÁVEL DE DIVERSAS ESTAÇÕES
DE SUBURBIO DA LEOPOLDINA EM 1918
|
1934
AO LADO: Acidente em Cordovil (O
Estado de S. Paulo, 24/8/1934). |
ACIMA:
A Leopoldina também tinha seus acidentes. Este foi em Cordovil
(Última Hora, 5/5/1955).
ACIMA:
(CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VE-LO MAIOR) Em 1967, estudava-se juntar as duas estações da linha de suburbios da Leopoldina e chamá-la de Corodobrás. Não foi para a frente (Luta Democratica, 17/11/1967).
ACIMA: A estação de Cordovil e seus
arredores no Rio de Janeiro (Foto Anderson, abril de
2009).
(Fontes: Luiz Felipe Lopes Dias; Anderson;
Última Hora, 1955; Acervo Arquivo do Estado de S. Paulo; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação em 04/2009. Foto Anderson |
A estação em 04/2009. Foto Anderson |
A estação de Cordovil em 12/2016. Foto Luiz Felipe
Lopes Dias |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
30.08.2019
|
|