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E. F. Leopoldina
(1913-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervia (1996-) |
CAMPOS
ELÍSIOS (antiga ATURA)
Município de Duque de Caxias, RJ |
Linha do Norte - km 29,479 (1960) |
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RJ-1940 |
Altitude: 4 m |
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Inauguração: 01.03.1913 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
R aiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta com o nome de Atura.
Em maio de 1931, nessa estação houve um desastre entre
um trem da Linha do Norte, que subia para Petrópolis,
e o "Noturno Mineiro", que vinha de Três Rios,
onde morreram duas pessoas vítimas da colisão frontal de duas
locomotivas a vapor.
Nos anos 1940, a estação passou a ter o nome atual,
Campos Elisios.
Com o fim do trecho Vila Inhomerim-Três Rios em 1965,
a estação permaneceu servindo aos trens de subúrbio,
assim se mantendo até hoje. Hoje, a única linha eletrificada
(a partir de Gramacho, pois antes dela são duas) corre lado
a lado com a métrica, esta pelo lado direito, até que na altura de
São Bento (onde existiu uma estação), a métrica cruza (em "X")
com a eletrificada, mudando de lado, até chegar a Campos Elísios,
onde da métrica saem várias linhas que servem a REDUC, e a larga eletrificada
cria um desvio na estação, voltando a linha a ser singela após a saída
do pátio.
Campos Elísios é o bairro onde está localizada a Refinaria Duque
de Caxias, a REDUC, que gera grande parte da riqueza do município
de Duque de Caxias, sendo este um dos municípios mais ricos
do Rio. Porém,tamanha riqueza não se reflete nas ruas da cidade, nem
mesmo do bairro de Campos Elísios. Aliás, o bairro fica no
distrito em que se localiza a prefeitura municipal. "
Em Campos Elísios o pátio da Petrobrás que recebia os vagões tanques
que vinham de Macaé (eu acho) está sendo desmantelado e os vagões
restantes estão jogados no mato a espera do ferro velho"
(Gilson F. Subtil, 6/1/2014).
A estação de Campos Elíseos passou
a ser parada também de trens de subúrbio a partir de
1935, quando o trajeto destes trens foi esticado de Duque de
Caxias até Raiz da Serra (Vila
Inhomerim), mais precisamente em 21 de abril desse ano, de
acordo com o jornal A Noite do dia seguinte.
ACIMA e ABAIXO: Desastre com o Noturno Mineiro,
em maio de 1931, na estação de Atura (Foto da Revista
da Semana, 16/05/1931; reportagem de O Estado de S. Paulo, 13/5/1931).
(Fontes: Julio C. Silva; Gilson F. Subtil; A
Noite, 1935; Leopoldina Railway: Revista da Semana,
16/05/1931; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina
Railway, 1938; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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Plataformas compridas da estação de Campos Elisios,
em 10/3/2010. Foto Julio C. Silva
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Plataformas compridas da estação de Campos Elisios,
em 10/3/2010. Foto Julio C. Silva |
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Atualização:
06.08.2019
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