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E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervia (1996-) |
JARDIM
PRIMAVERA
Município de Duque de Caxias, RJ |
Linha do Norte - km 31,800 (1960) |
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RJ-4213 |
Altitude: 4 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
R aiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Jardim Primavera não tem data de inauguração
conhecida por mim. Sabe-se que já existia em 1960. O prédio
original ainda era utilizado normalmente até por volta de 1990.
Na foto (ao pé da página) podemos ver que a plataforma
ainda é de rampa, mas posteriormente foi modificada para uma plataforma
sem rampa e construída uma passarela para os passageiros atravessarem
de um lado para o outro da estação. Depois foi cercada e foram construídos
"mata burros" no início e no fim da estação para que os passageiros
pagassem a passagem no guichê, obra feita pela Rede Ferroviária
Federal. Nos anos 1990, com a chegada do trem elétrico, a estação
antiga infelizmente foi demolida, dando lugar a uma estação "padrão
Supervia" mais moderna. Parece ter sido sempre estação
de subúrbios; se isto é verdadeiro, ela é posterior
a 1935, quando foram introduzidos esses trens no trecho entre Duque
de Caxias e Vila Inhomerim.
ACIMA: A estação - foto sem data.
Demolição ou construção? (Autor desconhecido).
(Fontes: Gilson F. Subtil; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação na época de sua inauguração.
Anos 1950? Acervo Gilson F. Subtil |
A atual estação em foto de 2009. Foto Gilson F.
Subtil |
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Atualização:
03.08.2016
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