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E. F. Leopoldina
(1888-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SÃO
BENTO
Município de Duque de Caxias, RJ |
Linha do Norte - km 25,750 (1960) |
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RJ-4212 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1.11.1888 |
Uso atual: desativada e demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Bento era uma parada, sem data de inauguração
conhecida por mim. Já existia em 1935.
A estação
de São Bento passou a ser parada também
de trens de subúrbio a partir de 1935, quando o trajeto destes
trens foi esticado de Duque de Caxias até Raiz da Serra (Vila Inhomerim), mais precisamente
em 21 de abril desse ano, de acordo com o jornal A Noite do dia seguinte.
A partir de 1968, dessa
estação saiu, de 1968 até 1988, quando foi
desativada, a ligação Ambaí-Campos Elísios,
ou Ambaí-São Bento, que servia para unir a linha
do Norte da Leopoldina à Auxiliar, de forma a melhorar
o desempenho dos trens da Leopoldina para Minas que, nessa época,
se utilizavam da linha Auxiliar, visto o fechamento
da linha para Petrópolis a partir de Vila Inhomerim em 1965.
A ligação, apesar de resolver os problemas,
acabou sendo abandonada, com a queda no movimento de cargas e mesmo
de passageiros. Tinha problemas também de construção
devido ao solo com baixa resistência que constantemente causava
queda de aterros. A linha acabou sendo retirada e o leito invadido.
A estação
foi demolida e nem a plataforma sobrou, pois nem como estação
de trens metropolitanos ela foi utilizada.
ACIMA: O início da ligação
São Bento-Ambaí, em São Bento, pequena estação
que aparece ao fundo, à esquerda da linha, junto ao triângulo
de linhas que permitiam essa ligação. Sem data (ver mapas abaixo).
A fotografia foi tirada no sentido Gramacho (Foto João Bosco
Setti, A Formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro,
de Hélio Suevo Rodrigues, Memória do Trem, 2004, p.
141).
ACIMA: Mapa do entroncamento Linha do Norte-Linha São Bento-Ambaí,
anos 1970 (A Formação das Estradas de Ferro no Rio de
Janeiro, de Hélio Suevo Rodrigues, Memória do Trem,
2004, p. 141).
ACIMA: Mapa de uns 30 anos mais tarde, de guia de
ruas da região, mostrando os mesmos locais. A liha para oeste,
que era a ligação, porém não existe mais,
tendo sido erradicada (Cortesia Anderson).
ACIMA: Índice de estações da linha da Supervia em 2023. Notar que, de Triagem aaté Saracuruna (de onde sai o curto ramal até Inhomerim), todas as estações mais antigas estão ainda ativas, com a exceção da de São Bento. Houve também a inclusão da estação de Corte 8 em 2013 (Mapa da Supervia). A estação de São Cristóvao está somente na linha de Japeri e as de Praia Formosa foi desativada em 1925 e Barão de Mauá foi desativada em 2002.
(Fontes: Anderson __; Suoervia, 2023; A Noite, 1935; Hélio Suevo
Rodrigues: A Formação das Estradas de Ferro no Rio de
Janeiro, Memória do Trem, 2004; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960). |
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Ao lado, estação de São Bento
(Foto João Bosco Setti, A Formação
das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro, de Hélio
Suevo Rodrigues, Memória do Trem, 2004, p. 141). |
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Atualização:
21.02.2023
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