|
|
|
E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-2012) |
MORABI
Município de Duque de Caxias, RJ |
| Linha do Norte - km 36,965 (1960) |
|
RJ-3851 |
| |
|
Inauguração: n/d |
| Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
| Data de construção do
prédio atual: 1928(?) |
| |
|
|
| |
| HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
R aiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
| |
A ESTAÇÃO: A parada de Morabi
não tem data de abertura identificada. Sabe-se que já
existia em 1932, pois é citada nesse ano em um mapa da Prefeitura
de Duque de Caxias (com o nome de Anhangá), e
em 1960, quando foi listada no Guia Geral de 1960. Não há,
porém, indicação desta parada nos Guias Levi.
"De (Saracuruna), seguimos em um comboio de quatro carros
de
|
passageiros tracionado por
uma unidade diesel-elétrica em bitola, a partir desse ponto,
métrica. A partir dessa estação e por mais uns dois quilômetros,
esse ramal corre lado a lado, com o que vai para Guapimirim
|
TRENS
- Não se encontraram horários de paradas nesta
estação. Sabe-se que hoje em dia e já há
algum tempo ela serve de parada para os trens da Supervias. |
e Visconde de Itaboraí; em um dado
ponto, faz uma curva de pequeno raio a esquerda, o que faz as linhas
seguirem uma em cada direção. Dois quilômetros à frente, há
uma pequena parada, Morabi, que é toda murada, sem propósito, visto
que não há cobrança alguma" (Alexandre Fernandes Costa,
16/10/2006).
(Fontes: Alexandre Fernandes Costa, 2006; Carlos Latuff; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
| |
|
|

A parada em 07/2007. Foto Carlos Latuff |

A parada em 07/2007. Foto Carlos Latuff |
|
| |
|
|
|
| |
|
|
| Atualização:
22.01.2012
|
|