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E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-2012) |
MORABI
Município de Duque de Caxias, RJ |
Linha do Norte - km 36,965 (1960) |
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RJ-3851 |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928(?) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
R aiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: A parada de Morabi
não tem data de abertura identificada. Sabe-se que já
existia em 1932, pois é citada nesse ano em um mapa da Prefeitura
de Duque de Caxias (com o nome de Anhangá), e
em 1960, quando foi listada no Guia Geral de 1960. Não há,
porém, indicação desta parada nos Guias Levi.
"De (Saracuruna), seguimos em um comboio de quatro carros
de
passageiros tracionado por
uma unidade diesel-elétrica em bitola, a partir desse ponto,
métrica. A partir dessa estação e por mais uns dois quilômetros,
esse ramal corre lado a lado, com o que vai para Guapimirim
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TRENS
- Não se encontraram horários de paradas nesta
estação. Sabe-se que hoje em dia e já há
algum tempo ela serve de parada para os trens da Supervias. |
e Visconde de Itaboraí; em um dado
ponto, faz uma curva de pequeno raio a esquerda, o que faz as linhas
seguirem uma em cada direção. Dois quilômetros à frente, há
uma pequena parada, Morabi, que é toda murada, sem propósito, visto
que não há cobrança alguma" (Alexandre Fernandes Costa,
16/10/2006).
(Fontes: Alexandre Fernandes Costa, 2006; Carlos Latuff; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
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A parada em 07/2007. Foto Carlos Latuff |
A parada em 07/2007. Foto Carlos Latuff |
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Atualização:
22.01.2012
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