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E. F. Príncipe
do Grão Pará (1883-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1964) |
PETRÓPOLIS
Município de Petrópolis, RJ |
Linha do Norte - km 58,189 (1960) |
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RJ-1947 |
Altitude: 813 m |
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Inauguração: 20/02/1883 |
Uso atual: estação rodoviária
(2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1933 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: "No dia
18 de fevereiro de 1883 assentaram-se os últimos trilhos, ás 10 horas
da noite. A 19 chegava a Petrópolis o primeiro trem conduzindo Sua
Majestade o Imperador e a Família Imperial. No dia 20 de fevereiro
de 1883 foi aberto o tráfego." (Resumo Histórico
da Leopoldina Railway, de Edmundo Siqueira, 1938). (Veja também a caixa de 14 de fevereiro, mais abaixo).
"Em Petrópolis há, com a Estrada de Ferro, grande exportação de
aspargos, morangos, alcachofras e flores, sobretudo lindíssimas, que
ali se cultivam com verdadeiro carinho e bom gosto" (Illustração
Brasileira, 1911).
Da estação de Petrópolis, inaugurada em
1883 e reformada depois, foi mantida para uso como estação
rodoviária, depois que foi desativada a ferrovia, em 5 de novembro
de 1964.
Petrópolis foi ponta de linha de 1883 até maio de
1886, quando foi aberto o trecho até a estação
do Areal.
"No local da nossa estação ferroviária
de Petrópolis, hoje situa-se a atual rodoviária (horrorosa!)
enquanto não se inaugura a nova, já construída,
ao lado da BR-040. A área destinada aos passageiros da estação
ferroviária ficava um pouco mais à frente e não
é vista deste ponto (ver foto abaixo, de 1960). Como devem
saber, os 1938). Uma reportagem de 1911 mostra o que se carregava
ali: trens procedentes do Rio, ao chegarem em Vila Inhomirim
(km 49,37 e alt. 31m), eram secionados e subiam a serra pelo belo
sistema de cremalheiras até o Alto da Serra (km 55,46 - alt.
841m), hoje um Conjunto do BNH. Deste ponto, a linha vinha descendo
em rampa suave até o centro da cidade (km 58,19 - alt. 813m).
Esta estação, vista na foto, ficava num "rabicho"
de linha, onde os trens bifurcavam para a esquerda, e o ponto final
dos trilhos era a Av. Quinze de Novembro, hoje Rua do Imperador, tal
como se chamava nos bons tempos do Império, e é a principal
de nossa cidade. Ali deixavam os carros com passageiros para Petrópolis,
e os trens procedentes do interior, recebiam carros para os passageiros
com destino ao Rio de Janeiro. Para dar prosseguimento as viagens
rumo ao interior, cujo ponto final era Caratinga, MG (km 628,72 -
574m), os trens partiam em marcha a ré até uns poucos
metros de onde foi tirada essa foto, e ao passar pela cabine até
hoje milagrosamente conservada, entravam num desvio a direita, cruzavam
o Rio Palatinado, visto na foto, e seguiam rumo a Cascatinha, Itaipava
e etc." (Leonardo Bloomfield, 03/2005).
Na verdade, o prédio que hoje abriga a rodoviária da
cidade ainda é o mesmo da última estação
ferroviária construída - a mesma que fechou as portas
em 1964. Só que foi reformado... como estação
não era tão bonita, a original da cidade é que
era - e essa foi demolida.
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1883
AO LADO: Em 11 de fevereiro, a chegada do primeiro trem à cidade de Petropolis: à estação ele chegaria somente dia 18
(A Provincia de S. Paulo, 14/02/1883). |
ACIMA: "A chegada do trem". O selo
é de 1904 (Cartão postal. Foto Marc Ferrez).
ACIMA: Funcionários da estação de Petrópolis
posando na plataforma (Revista da Semana, 6/8/1905).
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1933
AO LADO: Um novo predio para a estação para Petropolis
(O Estado de S. Paulo, 21/2/1933). |
ACIMA: "A queda de uma barreira nas proximidades
da estação de Petrópolis (onde, exatamente??)
ocasionou sério desastre num trem misto procedente de Minas.
A barreira correu sobre a estrada em local situado logo depois de
uma curva, o que impediu o maquinista de ver a linha obstruída
a tempo de evitar o choque, tanto mais quanto era moite e chovia torrencialmente.
O trem conduzia além dos vagões de carga, um carro de
passageiros e um carro-postal. Com a violência do choque dois
vagões engavetaram sendo grande o pânico entre os passageiros.
Morreu no desastre o operário da Leopoldina Francisco Eraci
da Rocha" (Revista A Noite Ilustrada, 1934, acervo Daniel Gentili).
ACIMA: O povo lota a estação de Petropolis e a
praça para recepcionar a chegada dos desposos de Dom Pedro
II e Tereza Cristina (Revista da Semana, dezembro de 1941 - acervo
Daniel Gentili)
ACIMA: Estação de Petropolis, sem data (Autor desconhecido).
ACIMA: Estação de Petropolis em 1948 (Foto Carl
Heinz Hahmann).
ACIMA: O horario a partir de 30/3/1963 com a EFL passando a usar a linha Auxiliar da Central do Brasil mostra que esses, pelo menos, não passavam mais por Petrópolis. Haveria trens a partir de Tres Rios que levassem a Petropolis a partir dessa data? Ou o fim dos trens para a "cidade imperial teria mesmo se dado um ano antes do que se conclui quando se vê os horarios de revistas especializadas (como o Guia Levi)? (Jornal não identificado, 30/3/1963)
ACIMA: Estação de Petropolis por volta de 1965 em reforma para se tornar rodoviaria (Autor desconhecido).
ACIMA: Estação de Petrópolis-cargas, onde o trem parava após parar na de passageiros (Acervo Museu Nacional - provavelmente anos 1960).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1883 a 1964.
Na foto à esquerda, o trem está trafegando pelo
trecho da serra. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Leonardo Bloomfield; Carl
Heinz Hahmann; Gunnar Gil; Marc Ferrez; Daniel Gentili; A Noite
Ilustrada, 1934; Revista da Semana, 1941; Preserve; Illustração Brasileira,
1911; Impressões do Brasil no Século XX, 1913; Edmundo
Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1910. Foto do livro Impressões
do Brasil no Século XX |
A estação, anos 1930. Foto PRESERVE |
A estação de Petrópolis, de outro ângulo,
em 1960. Foto Leonardo Bloomfield |
A estação rodoviária, ex-ferroviária,
em 2016. Foto Gunnar Gil |
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Atualização:
13.07.2021
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