|
|
E. F. Leopoldina
(1888-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
PIABETÁ
Município de Magé, RJ |
Linha do Norte - km 44,932 (1960) |
|
RJ-1946 |
Altitude: 13 m |
|
Inauguração: 04.1888 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
|
A ESTAÇÃO: Foi abaerta
em 1988 com o nome de Entroncamento, Mais tarde alterou seu
nome para Piabetá.
"A linha da E. F. Mauá saia de Guia de Pacobaíba,
e primeiro cruzava em Bongaba com a linha da Leopoldina que ia para
Magé e era a linha que vai para Campos - a linha que contorna a baia
da Guanabara ate hoje - dai ela seguia na direção de
Piabetá para se encontrar com antiga Linha do Norte, hoje operada
pela Supervia/Central. Quando estive no final de 2001 em Piabetá,
dava para ver onde existia uma linha em arco que ligava as duas linhas
para que os trens pudessem mudar de linha sem necessidade da reversao.
A própria estacao de Piabetá é quase um V, acho que
ela era realmente onde as linhas se encontravam para ir em direcao
da Vila Inhomerim. Lembro-me também de ver pontes de ferro
que suponho ser da linha da Mauá, ja quase chegando em Piabetá,
paralalemante uns 200 m da linha da Supervia/Central" (Cleber
Alves, 02/2004).
"O ramal Saracuruna-Vila Inhomirim é um dos mais esculhambadas
de todo o Estado do Rio. Estive no trecho pela primeira vez em 2002,
e de lá pra cá percebi que alguma coisa mudou, mas o serviço prestado
pela Supervia ali ainda é precário. Tanto assim que nem passagem é
cobrada. Dois trens atendem a linha e mesmo a presença ostensiva de
seguranças no interior dos carros não impede a ação de vândalos -
em Vila Inhomirim vi composições com janelas arrancadas. O trem é
obrigado a parar algumas vezes, para que o manobrador (que vai na
locomotiva) possa trocar de chave" (Carlos Latuff, 07/2007).
Em meados de 2020, o trem do ramal de Vila Inhomirim passou a ir somente até a estação de Piabetá. As estações Fragoso e Vila Inhomirim foram então desativadas pela concessionária para reparo da ponte sobre o rio Ribeirão das Moças, segundo Wilson de Lima Soares. O ramal voltou a funcionar somente em 1º de julho de 2023.
ACIMA: Estação de Piabetá
e pátio, em janeiro de 2010, tomada sentido Vila Inhomirim
(Foto Julio Cesar da Silva).
ACIMA: O patrimônio ferroviário
mais antigo do Brasil entregue às traças: essa linha
encoberta pela terra e com casas construídas sobre ela é
a linha entregue por Mauá em 1854. Tombada pelo IPHAN, ninguém
a respeita, muito menos a prefeitura de Magé. Mais para o fundo,
a estação de Piabetá, onde se junta a linha ativa
vinda da estação de Angélica para seguir para
a Vila Inhomerim, e a linha abandonada, desde 1962 (Foto Julio Cesar
da Silva em janeiro de 2010).
ACIMA: Estação de Piabetá em 2023 (video Eu Amo Historia, canal 2, Youtube).
(Fontes: Julio Cesar da Silva; Cleber Alves;
Carlos Latuff; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Youtube, 2023) |
|
|
|
A estação de Piabetá. Data e autor desconhecidos. |
A estação de Piabetá, em 07/2007. Foto
Carlos Latuff |
A estação de Piabetá, em 07/2007. Foto
Carlos Latuff |
A estação de Piabetá, em 07/2007. Foto
Carlos Latuff |
A estação de Piabetá, em 07/2007. Foto
Carlos Latuff |
|
|
|
|
|
Atualização:
20.09.2023
|
|