|
|
E.
F. Leopoldina (?-1962) |
CASSEBU
(antiga INHOMERIM) Município
de Magé, RJ |
Ramal de
Guia de Pacobaíba - km 49,032 (1960) |
|
RJ-4462 |
Altitude: 4 m |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO
DA LINHA: Em 1854, Irineu Evangelista de Souza inaugurou a primeira
ferrovia do Brasil, com bitola de 1,676 m, ligando o porto de Mauá,
no "fundo" da baía de Guanabara, a Fragoso, estação
situada a cerca de 14 km, e ali rodou a Baroneza, a primeira locomotiva
a percorrer uma linha no Brasil. A E. F. Mauá foi estendida
em 1856 até Raiz da Serra e dali pretendia subir a serra de
Petrópolis para alcançar essa cidade, fato que ocorreu
apenas 30 anos mais tarde, mas por outra empresa, a E. F. Príncipe
do Grão Pará, que acabou por comprar a E. F. Mauá
em 1888 e reduzir sua bitola para métrica para acabar com a
baldeação em Raiz da Serra. Em 1890, tudo passou a ser
propriedade da E. F. Leopoldina. A partir do momento em que esta chegou
a Piabetá com sua linha vinda da estação de Barão
de Mauá, no Rio, o trecho entre Piabetá e Mauá
passou a ser apenas um ramal. Em meados dos anos 60, o tráfego
entre essas duas estações foi suprimido e a ferrovia
desde então está abandonada. |
|
A ESTAÇÃO: Sem maiores informações. Havia um prédio para
a estação, como mostra a fotografia ao pé
da página.
Em 2010 não havia mais nada, somente uma construção paupérrima.
"Diante
das nossas perguntas, o rapaz de nome Bruno nos indicou conversar
com seu avô, seu Jorge, comerciante local que estava alguns metros
à frente, trabalhando em um precário bar. Chegando lá, perguntamos
muitas coisas sobre o local e ele nos deu informações valiosas. 'Seu'
Jorge é um ferroviário aposentado, que começou a trabalhar na ferrovia
no ano de 1958, sendo a linha já tendo como administração a RFFSA.
Ele nos contou que dali para frente, a partir de Cassebu vinha a parada
Calafate, depois a parada Camarão e depois a parada Zé Maria! Não
vi nenhum relato sobre as duas últimas nos livros e mapas que
tenho, muito menos na internet, mas é provável que estes locais tenham
sido apelidados pela população no decorrer dos anos, já que segundo
'Seu' Jorge, em umas destas paradas havia um intenso movimento de
limpeza de camarões vindos da Baía de Guanabara, e depois como comprovamos,
a linha cruzava uma estrada que se chama José Maria" (Eduardo
P. Moreira, 21/10/1010).
ACIMA: Aqui teria sido o local da estação
de Cassebu, antigamente Inhomerim. Não há vestígios
aparentes da estação ou da ferrovia (Foto Julio Cesar
da Silva em 2009).
(Fontes: Julio Cesar da Silva; Luís Octavio
de Oliveira; Eduardo P. Moreira; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)) |
|
|
|
A antiga estação de Cassebu. Foto Luis Octavio
de Oliveira, sem data |
A estação, sem data. Creditos na foto
|
|
|
|
|
|
Atualização:
29.08.2020
|
|