|
|
E. F. Santa Catarina
(1909-c.1934) |
HANSA
Município de Ibirama, SC |
Ramal de Subida - km 69,4 (1933) |
|
SC-4065 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1909 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em 1934,
a Estrada de Ferro Santa Catarina lançou um ramal para os lados
do Rio do Sul, a partir da estação de Subida, o que
transformou o trecho Subida-Hammonia, depois em ramal, que deveria
alcançar a linha do São Francisco, nas proximidades
de Rio Negrinho, na serra do Mar. O ramal acabou ficando por Ibirama
mesmo e em 1966, foi extinto, dois anos antes da supressão
do restante da linha da ferrovia. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Hansa
foi inaugurada em 1909 como ponto final na linha da E. F. Santa Catarina.
Em 1933-34, com a abertura da linha até Rio do Sul, o trecho
de Subida a Hammonia, que já existia, passou
a ser um ramal - o ramal de Subida, enquanto que a linha tronco
passava a seguir por Rio do Sul.
"Na foto abaixo é
visível o corte na montanha feito para levar a EFSC ao Alto Vale.
Se você seguir os trilhos a partir da estação, verá que eles passarão
por uma ponte de ferro e irão margear o rio, bem abaixo da linha
para Rio do Sul.
Por muitos anos, até 1933, Hansa foi o ponto terminal
da linha tronco da ferrovia, lembrando que Hammonia (mais tarde rebatizada
de Ibirama em função da campanha de nacionalização do Getúlio e da
2ª guerra) ficava 3 km adiante de Hansa, para onde os trilhos foram
'esticados' e inaugurados em 7 de janeiro de 1934, quando era diretor
da ferrovia o coronel Oscar Barcelos.
De Blumenau até Hansa
a ferrovia seguia sempre pela margem direita do Rio Itajaí, mas chegando
na confluência do Rio Itajaí com o Rio Itajaí do Norte ou Hercílio,
ela atravessava o Rio Itajaí através duma ponte de ferro, e que ainda
existe, prestes a completar seu centenário, de 102 m, sendo a estação
de Hansa edificada mais ou menos uns 300 m adiante, já na margem direita
do Rio Itajaí do Norte" (Luiz Carlos Henkels, 2008).
A estação foi fechada entre 1933 e 1936, de acordo com os Guias Levi desta época.
Não confundir com a estação de Corupá, que se chamou também Hansa até os anos 1940 e ficava no ramal de São Francisco do
Sul, no mesmo estado.
ACIMA: A estação de Hansa, em foto sem
data (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação de Hansa
e seu pátio em 1926. Tudo era em enxaimel. Tudo foi demolido.
Hansa à época era o ponto final da EFSC no Km 70, em 1926, ainda um
ponto perdido no Vale do Itajaí, inclusive sem energia elétrica (Foto
Ferdinand Klein). CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA MAIOR (Foto
Ferdinand Klein).
(Fontes: Luiz Carlos Henkels; Lothar Apel, Angelina
Witt; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
Estação de Hansa em 1931. Acervo Lothar Apel |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
13.09.2021
|
|