|
|
E. F. Santa Catarina
(1964) |
SÃO
JOÃO
Município de Agrolândia, SC |
Linha-tronco - km 184 (1971) |
|
SC-1779 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 22.07.1964 |
Uso atual: abandonada (2019) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909,
ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar
com a linha Itararé-Uruguai, então em construção,
próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o
Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente,
chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958,
jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua
linha até o litorial, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente
para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária
desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois,
sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar
pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do
Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de
gente dedicada. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de São João foi inaugurada em 1964, como ponta
de linha
. "Já em 1964, sete anos antes da sua desativação,
dando seqüência aos planos de expansão para o Oeste rumo à Ponte Alta,
no planalto serrano, inaugurou-se o último traçado: o de São João,
município de Agrolândia (SC) que funcionou três meses apenas quando
uma enxurrada desfez alguns aterros, impossibilitando o tráfego"
(www.rsol.com.br/efsc/main.htm). Ou seja, a estação
não durou mais do que três meses funcionando.
"No dia 20 de janeiro de 2008, acompanhados do sócio
Roberto Osny Wittmann e sua esposa a arquiteta
Angelina, visitamos algumas estações ferroviárias no Alto Vale do
Itajaí, (...) a estação São João no município de Agrolândia.O aspecto
positivo da visita ocorreu na estação de São João, a última estação
do trajeto de 184 km da EFSC, situada a 522 m de altitude, onde pudemos
conversar demoradamente com a família Trapp, dona do imóvel onde o
prédio se situa, objetivando sua restauração, ou pelo menos a sua
não demolição. Esta estação continua completamente tomada pelo matagal"
(Luiz Carlos Henkels, Boletim da ABPF referente ao mês de
fevereiro de 2008,
20/1/2008).
O prédio ainda existia em 2019, coberto
de mato no meio de nada.
ACIMA: Em 22 de julho de 1964, festa na inaugração
da estação de São João. Finalmente chegava
o trem da EFSC. Três meses depois, os aterros desfeitos durante
uma enxurrada sepultou a linha para sempre, a estação
foi fechada e abandonada... até hoje (Amigos do Trem).
ACIMA:
Posição da estação de São João
em relação a Agrolandia (Google Maps, 2013).
(Fontes: Heinz Beyer; Luiz Carlos Henkels; Amigos
do Trem; Angelina C. R. Wittman: A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí,
2001; ABPF: Boletim, 2008; www.rsol.com.br /efsc/main.htm) |
|
|
|
A estação em 1964
|
A estação de São João, tomada pelo
mato em 20/01/2008. Foto Heinz Beyer |
A estação em abril de 2019. Foto Vitor Hugo Zapani Langaro |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
08.11.2019
|
|