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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Santa Catarina (1958-1971)
TROMBUDO
Município de Trombudo Central, SC
Linha-tronco - km 165,000 (1960)   SC-1772
Altitude: -   Inauguração: 1958
Uso atual: imóvel pertence à prefeitura (2023)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1958
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909, ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então em construção, próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua linha até o litorial, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois, sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de gente dedicada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Trombudo foi inaugurada em 1958, permanecendo como ponta de linha até 1971 com a supressão do tráfego na ferrovia. Também era chamada de Trombudo Central.

"(...) O superintendente Hélio de Mello, através de uma ordem da Rede Ferroviária Federal, foi autorizado a suspender todo tráfego ferroviário em março de 1971. No dia 12, às 17hs, o maquinista José Pacheco dirigiu pela última vez qa composição formada pela locomotiva a vapor 331(...) Para mim, que desde tenra idade vivia as emoções da EFSC, não foi este último trem, quero aqui deixar registrado para a história que este, ao retornar a Trombudo Central, passou por território indaialense na madrugada de 13 de março de 1971, justamente por volta das 2 horas, quando praticamente toda a população dormia. Como fui testemunha ocular deste ocorrido, posso dizer que era um trem melancólico, triste, deslocando-se devagar para Blumenau, até para quem sabe, vencido como estava, não mais incomodar o povo do vale do Itajaí. Passando pela Estação do Encano, nem ao menos se dignou a dar o último apito, porém ao cruzar a ponte de ferro de Encano, dois apitos curtos marcaram sua passagem. E foi só. Quem sabe, estivesse aí a pedir-nos que preservassem este momento para conhecimento de futuras gerações (Luiz Carlos Henkels - coordenador e administrador da ABPF Regional em: Wittmann, Angelina C.R.- A estrada de ferro no Vale do Itajaí - Ed. EDIFURB- 2001, págs 71 e 72).

"A estação de passageiros de Trombudo está praticamente na área central da pequena cidade. Dista cerca de 400 m do núcleo central, no sentido Rio do Sul, mas na atualidade a cidade já cresceu em volta. Acrescente-se que esta estação está ocupada por moradores, não sendo portanto de uso público. Não sei no entanto se é uma invasão ou se o prédio foi adquirido da RFFSA. Já o terminal de cargas, cuja estação possuía duas rampas e um amplo pátio fica um pouco mais distante, na direção de Agrolândia (sentido sudoeste), mais ou menos 500 a 600m" (Luiz Carlos Henkels, 2008).

O armazém da estação sofreu um incêndio em 17/11/2014 (ver foto ao pé da página).

O armazém de foi adquirido em 2021/2022 pela Prefeitura, que revitalizou o espaço e criou um Centro Cultural. Em março de 2023 iniciaram-se as atividades de dança, música e teatro. Ali também deve ser montada no prédio uma Biblioteca Municipal ainda neste ano (2023), segundo informação de Estela Becker, jornalista que trabalha na Secretaria de Comunicações do Municipio.


ACIMA: O terminal de cargas de Trombudo Central, em 1999. "Não mudou muito desde então. Os trens paravam nos dois lados (há duas rampas) e havia muitos desvios para carregamento das cargas, gado, madeira e fécula para os trens que seguiam para Itajaí. De Itajaí vinha muita areia que ia para o planalto, uma vez que lá não tinha areia. Esta era baldeada dos vagões para caminhões que continuavam a viagem (tudo no braço). De Itajaí também vinha cimento e sal e nos últimos anos soda em tambores, a qual ainda não descobri para quem ia" (Luiz Carlos Henkels, 2008) (Foto Luiz Carlos Henkels, em 1999).

ACIMA: Interior do armazém após restauração depois do incêndio de 2018 (Foto: Estela Becker, em março de 2023).

ACIMA: Exterior do armazém após restauração depois do incêndio de 2018 (Foto: Estela Becker, em março de 2023).

(Fontes: Estela Becker, 2023; Luiz Carlos Henkels, 2008; Wanderley Duck; Angelina C. R. Wittman: A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí, 2001; Guias Levi, 1932-72; ABPF: Boletim, 2008; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Inauguração da estação de Trombudo, em 1958. Vê-se parte da fachada ou da plataforma da estação. Acervo Wanderley Duck

A estação em 1999, já abandonada. No dístico ainda visível, "Trombudo Central". Foto Luiz Carlos Henkels.

A antiga estação, em 2008. Foto Angelina Wittmann

Incendio no armazém estação em 27/11/2014.
   
     
Atualização: 25.03.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.