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E. F. Santa Catarina
(1958-1971) |
TROMBUDO
Município de Trombudo Central, SC |
Linha-tronco - km 165,000 (1960) |
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SC-1772 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1958 |
Uso atual: imóvel pertence à prefeitura (2023) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1958 |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909,
ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar
com a linha Itararé-Uruguai, então em construção,
próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o
Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente,
chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958,
jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua
linha até o litorial, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente
para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária
desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois,
sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar
pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do
Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de
gente dedicada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Trombudo foi inaugurada em 1958, permanecendo como ponta
de linha até 1971 com a supressão do tráfego
na ferrovia. Também era chamada de Trombudo Central.
"(...) O superintendente Hélio de Mello, através de uma ordem da
Rede Ferroviária Federal, foi autorizado a suspender todo tráfego
ferroviário em março de 1971. No dia 12, às 17hs, o maquinista José
Pacheco dirigiu pela última vez qa composição formada pela locomotiva
a vapor 331(...) Para mim, que desde tenra idade vivia as emoções
da EFSC, não foi este último trem, quero aqui deixar registrado para
a história que este, ao retornar a Trombudo Central, passou por território
indaialense na madrugada de 13 de março de 1971, justamente por volta
das 2 horas, quando praticamente toda a população dormia. Como fui
testemunha ocular deste ocorrido, posso dizer que era um trem melancólico,
triste, deslocando-se devagar para Blumenau, até para quem sabe, vencido
como estava, não mais incomodar o povo do vale do Itajaí. Passando
pela Estação do Encano, nem ao menos se dignou a dar o último apito,
porém ao cruzar a ponte de ferro de Encano, dois apitos curtos marcaram
sua passagem. E foi só. Quem sabe, estivesse aí a pedir-nos que preservassem
este momento para conhecimento de futuras gerações (Luiz Carlos
Henkels - coordenador e administrador da ABPF Regional em: Wittmann,
Angelina C.R.- A estrada de ferro no Vale do Itajaí - Ed. EDIFURB-
2001, págs 71 e 72).
"A estação de passageiros de
Trombudo está praticamente na área central da pequena cidade. Dista
cerca de 400 m do núcleo central, no sentido Rio do Sul, mas na atualidade
a cidade já cresceu em volta. Acrescente-se que esta estação está
ocupada por moradores, não sendo portanto de uso público. Não sei
no entanto se é uma invasão ou se o prédio foi adquirido
da RFFSA. Já o terminal de cargas, cuja estação possuía duas rampas
e um amplo pátio fica um pouco mais distante, na direção de Agrolândia
(sentido sudoeste), mais ou menos 500 a 600m" (Luiz Carlos
Henkels, 2008).
O armazém da estação sofreu
um incêndio em 17/11/2014 (ver foto ao pé da página).
O armazém de foi adquirido em 2021/2022 pela Prefeitura, que revitalizou o espaço e criou um Centro Cultural. Em março de 2023 iniciaram-se as atividades de dança, música e teatro. Ali também deve ser montada no prédio uma Biblioteca Municipal ainda neste ano (2023), segundo informação de Estela Becker, jornalista que trabalha na Secretaria de Comunicações do Municipio.
ACIMA: O terminal de cargas de Trombudo Central, em
1999. "Não mudou muito desde então. Os trens paravam nos
dois lados (há duas rampas) e havia muitos desvios para carregamento
das cargas, gado, madeira e fécula para os trens que seguiam para
Itajaí. De Itajaí vinha muita areia que ia para o planalto, uma vez
que lá não tinha areia. Esta era baldeada dos vagões para caminhões
que continuavam a viagem (tudo no braço). De Itajaí também vinha cimento
e sal e nos últimos anos soda em tambores, a qual ainda não descobri
para quem ia" (Luiz Carlos Henkels, 2008) (Foto Luiz Carlos Henkels,
em 1999).
ACIMA: Interior do armazém após restauração depois do incêndio de 2018 (Foto: Estela Becker, em março de 2023).
ACIMA: Exterior do armazém após restauração depois do incêndio de 2018 (Foto: Estela Becker, em março de 2023).
(Fontes: Estela Becker, 2023; Luiz Carlos Henkels, 2008; Wanderley
Duck; Angelina C. R. Wittman: A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí,
2001; Guias Levi, 1932-72; ABPF: Boletim, 2008; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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Inauguração da estação de Trombudo,
em 1958. Vê-se parte da fachada ou da plataforma da estação.
Acervo Wanderley Duck |
A estação em 1999, já abandonada. No dístico
ainda visível, "Trombudo Central". Foto Luiz
Carlos Henkels. |
A antiga estação, em 2008. Foto Angelina Wittmann |
Incendio no armazém estação em 27/11/2014. |
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Atualização:
25.03.2023
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