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E. F. Tereza Cristina
(1884-) |
CABEÇUDA
Município de Laguna, SC |
Linha-tronco - km 30,240 (1987) |
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SC-1759 |
Altitude: 6 m |
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Inauguração: 01.09.1884 |
Uso atual: posto de informações turisticas (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Dona Teresa Cristina foi aberta por uma empresa inglesa em 1884
ligando o porto de Imbituba às minas de carvão de Lauro
Müller. A ferrovia passou para o Governo da República
em 1903 e foi arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande
em 1910. Em 1918 o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira
Carbonífera de Araranguá. Com a construção
de um ramal a partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma,
em 1919, e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos
poucos o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco,
transformando o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal.
Em 1940, a estrada passou a ser administrada novamente pelo Governo
Federal, que em 1957 a colocou como uma das subsidiárias da
recém-criada RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa
Cristina desaparece e ela se transforma numa das Superintendências
Regionais da RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma
empresa privada, que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa
Cristina. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cabeçuda foi inaugurada em 1884.
Em 2014 servia de restaurante e bar, continuando à beira da
linha, sem função para ela. Em 2019 estava aparentemente abandonada.
Logo após esta estação sai a ponte da Cabeçuda,
que já não é mais a ponte original - ver foto
abaixo.
ACIMA: Trabalhadores da Via Permanente em serviço junto à primitiva estação Cabeçudas, em 1901. (Foto extraída do livro Ferrovia Tereza Cristina, uma viagem de desenvolvimento).
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1927
AO LADO: Prolongamento de desvio (O Estado de S. Paulo,
17/3/1927).
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ACIMA: Ponte da Cabeçuda - o antigo. A nova está
em construção ao lado, nesta fotografia de 1947
(Cartão postal). |
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A estação de Cabeçuda em 2003. Foto Paulo
R. Szabadi |
A estação de Cabeçuda em 2003. Foto Paulo
R. Szabadi |
O símbolo da velha ferrovia no frontão da estação
ainda sobrevive, em 2003. Foto Paulo R. Szabadi |
À noite, o típico restaurante decadente de beira
de estrada. Foi o que se tornou a antiga estação
de Cabeçuda, em 2004. Foto Carlos Latuff |
A estação já não era mais bar em 24/3/2019. Foto Alejandro Polvorines |
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Atualização:
24.11.2019
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