A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice
Estações de Sta Catarina
...
Visconde de Barbacena
Cabeçuda
Santiago
...

Mapa de 1924
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Tereza Cristina (1884-)
CABEÇUDA
Município de Laguna, SC
Linha-tronco - km 30,240 (1987)   SC-1759
Altitude: 6 m   Inauguração: 01.09.1884
Uso atual: posto de informações turisticas (2019)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Dona Teresa Cristina foi aberta por uma empresa inglesa em 1884 ligando o porto de Imbituba às minas de carvão de Lauro Müller. A ferrovia passou para o Governo da República em 1903 e foi arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande em 1910. Em 1918 o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira Carbonífera de Araranguá. Com a construção de um ramal a partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma, em 1919, e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos poucos o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco, transformando o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal. Em 1940, a estrada passou a ser administrada novamente pelo Governo Federal, que em 1957 a colocou como uma das subsidiárias da recém-criada RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa Cristina desaparece e ela se transforma numa das Superintendências Regionais da RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma empresa privada, que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa Cristina.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cabeçuda foi inaugurada em 1884.

Em 2014 servia de restaurante e bar, continuando à beira da linha, sem função para ela. Em 2019 estava aparentemente abandonada.

Logo após esta estação sai a ponte da Cabeçuda, que já não é mais a ponte original - ver foto abaixo.

ACIMA: Trabalhadores da Via Permanente em serviço junto à primitiva estação Cabeçudas, em 1901. (Foto extraída do livro Ferrovia Tereza Cristina, uma viagem de desenvolvimento).
1927
AO LADO: Prolongamento de desvio (O Estado de S. Paulo, 17/3/1927).

ACIMA: Ponte da Cabeçuda - o antigo. A nova está em construção ao lado, nesta fotografia de 1947 (Cartão postal).
     

A estação de Cabeçuda em 2003. Foto Paulo R. Szabadi

A estação de Cabeçuda em 2003. Foto Paulo R. Szabadi

O símbolo da velha ferrovia no frontão da estação ainda sobrevive, em 2003. Foto Paulo R. Szabadi

À noite, o típico restaurante decadente de beira de estrada. Foi o que se tornou a antiga estação de Cabeçuda, em 2004. Foto Carlos Latuff

A estação já não era mais bar em 24/3/2019. Foto Alejandro Polvorines
 
     
Atualização: 24.11.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.