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E. F. Tereza Cristina
(1922-2013) |
COCAL
Município de Morro da Fumaça,
SC |
Ramal de Urussanga - km 100,504 (1960) |
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SC-3606 |
Altitude: 16 m |
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Inauguração: 1922 |
Uso atual: demolida (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal,
ligando a estação de Esplanada a Cocal, foi aberto em
1922. Há fontes que citam a inuaugração com tendo
sido em 7/6/1925. Posteriormente prolongou-se a linha até Rio
Deserto. O ramal existe até hoje em funcionamento, embora o
trecho até Rio Deserto tenha sido erradicado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cocal ficava próxima ao rio do mesmo nome, a 300 metros
da ponte (No mapa ao lado, está assinalada erroneamente com
o nome de Caeté. Esta estação era mais
para o norte, no mesmo ramal).
O atual distrito Estação
Cocal nasceu em volta da estação, inaugurada em
1922; a estação, por sua vez, foi desativada com o fim
do trem de passageiros da linha, por volta de 1970.
"A casa do agente ferroviário teve melhor sorte,
pois sempre houve alguém morando nela garantindo sua conservação.
No entanto depois que o último morador deixou a casa, esta foi abandonada
e correu o risco de também ir abaixo. Durante a comemoração dos 100
anos de Morro da Fumaça a casa do agente foi parcialmente restaurada,
no entanto está abandonada novamente.
Havia também atrás da estação uma caixa de embarque de carvão, que
posteriormente embarcou fluorita, minério abundante outrora na região
próxima à estação. Com a desativação da caixa nos anos 1970,
a mesma foi desmontada, sobrando apenas o desvio atrás da estação
sem função. Hoje restam apenas a casa do agente ferroviário, a estação
e sua plataforma e o desvio para a caixa de embarque com seus trilhos
enferrujados e dormentes apodrecidos. Fala-se muito na reconstrução
da estação para fins turísticos, mas, falar é uma coisa, fazer é outra.
Os trens turísticos circulam durante o inverno, de Tubarão a Urussanga,
passando pela estação de Cocal, mas nunca parando. Com a inauguração
de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida numa comunidade próxima à
estação, os trens turísticos passaram a parar nela, pelo menos no
dia 12 de outubro, o que deu uma certa noção de como foram seus tempos
áureos" (Leonard Niero da Silveira, 10/2006).
ACIMA: Carregamento em Cocal, em 2009 (www.flickr.com/photos/historiaeconomicade
santacatarina).
ACIMA: Locomotiva do trem turístico da EFTC
em frente à estação de Cocal em 2011 (Foto Silvia
Venturi).
(Fontes: Silvia Venturi; Leonard Niero da Silveira;
Alcides Goularti Filho; www.flickr.com/photos/ historiaeconomicade
santacatarina; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação - sem data. Autor desconhecido |
A casa do agente ao fundo, vendo-se em primeiro plano a plataforma... |
...onde hoje há árvores, ficava a caixa
de embarque de minério (carvão e fluorita). Foto Leonard Niero
da Silveira em 10/2006 |
A casa do agente em 2011. Foto Alcides Goularti Filho |
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Atualização:
09.10.2022
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