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E. F. Tereza Cristina
(1884-1973) |
LAGUNA
Município de Laguna, SC |
Ramal de Laguna - km 31,604 (1960) |
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SC-1762 |
Altitude: 5 m |
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Inauguração: 01.09.1884 |
Uso atual: desconhecido (2021) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1960? |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Laguna partia da estação de Bifurcação
(depois Visconde de Barbacena) e terminava na estação
de Laguna, com pouco mais de 5 quilômetros apenas de extensão.
Foi erradicado em 28/02/1973. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Laguna foi uma das estações originais da linha,
e estava também na ponta de seu primeiro ramal, uma linha curta
com pouco mais de 5 km que partia da estação de Bifurcação
(Visconde de Barbacena). "A ferrovia possui sete estações,
Imbituba, Bifurcação, Laguna, Piedade, Pedras Grandes,
Orleans e Minas, tendo (também) pontos de paradas (...) Todos
os edifícios são de tijolos e pedras. Acha-se em estado
regular. Tem armazéns em todas as estações exceto
Bifurcação e Orleans (...)" (Relatório
de 1887 apresentado por João Caldeira d'Alvarenga Messeder,
engenheiro fiscal da estrada, ao Presidente da Província de
Santa Catarina).
A rigor houve 4 estações em Laguna, uma seguida
à outra. A primeira foi construída no lugar denominado
Campo de Fora. Longe do centro, longe do comércio, a
estação foi finalmente trazida para a cidade em 1908.
Esta segunda estação, mal cuidada, em dado momento (quando?)
a estação, considerada um pardieiro, foi destruída
pela própria população num dia de exaltação.
A ferrovia a trocou por um vagão estacionado na plataforma
vazia. Este foi incendiado não muito tempo depois.
A ferrovia, então, resolveu construir uma quarta estação
não muito longe do local da primeira, no tal Campo de Fora,
fora da cidade, ainda. Aliás, o trem de passageiros da linha
principal ia e voltava pelo ramal para Laguna, sem que houvesse
necessidade de baldeação na estação de
saída.
O ramal não mais existe há anos, mas até 1970
os trens de passageiros ainda passavam pela estação.
A erradicação oficial do ramal se deu em 28/02/1973, como consequência
da enchente desse ano, que praticamente inutilizou a linha já
pouco usada.
Em 2021, a estação parecia bem comservada externamente.
ACIMA: Estação e pátio de Laguna (Sem data e autor conhecidos).
ACIMA: Trem deixa a cidade de Laguna no sentido do interior (Sem data -
Acervo Dalmo Faisca).
ACIMA: A estação do centro da cidade,
a terceira de Laguna, em fotografia talvez dos anos 1940. Hoje, neste
local, existe um supermercado, o Angeloni (Teresa Cristina - A Ferrovia
do Carvão, Walter Zumblick, UFSC, 1987).
(Fontes: Cristiane Biazin; Paulo R. Szabadi;
Lourenço Paz; Walter Zumblick: Teresa Cristina - A Ferrovia
do Carvão, UFSC, 1987; João Caldeira d'Alvarenga Messeder:
Relatório apresentado pelo engenheiro fiscal da estrada ao
Presidente da Província de Santa Catarina, 1887; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
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A terceira estação, no centro da cidade. Foto
provavelmente dos anos 1940. Foto do livro Teresa Cristina
- A Ferrovia do Carvão, Walter Zumblick, UFSC, 1987 |
Estação Laguna em 1951. Revista Brasil Constrói
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A quarta estação de Laguna, no Campo de Fora,
em 05/2003. Foto Paulo R. Szabadi |
A quarta estação de Laguna, no Campo de Fora,
em 05/2003. Foto Paulo R. Szabadi |
A quarta estação de Laguna, no Campo de Fora,
em 05/2003. Foto Paulo R. Szabadi |
A quarta estação de Laguna, no Campo de Fora,
em 05/2003. Foto Luis Caratin |
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Atualização:
17.11.2022
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