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E.
F. Tereza Cristina (1887-1981) |
PEDRINHAS Município
de |
Ramal de
L. Müller - km 69,188 (1960) |
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SC-3585 |
Altitude: 28 m |
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Inauguração: 1887 |
Uso atual: n/d |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Dona Teresa Cristina foi aberta por uma empresa
inglesa em 1884 ligando o porto de Imbituba às minas de carvão
de Lauro Müller. A ferrovia passou para o Governo da República
em 1903 e foi arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande
em 1910. Em 1918 o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira
Carbonífera de Araranguá. Com a construção
de um ramal a partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma,
em 1919, e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos
poucos o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco,
transformando o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal.
Em 1940, a estrada passou a ser administrada novamente pelo Governo
Federal, que em 1957 a colocou como uma das subsidiárias da
recém-criada RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa
Cristina desaparece e ela se transforma numa das Superintendências
Regionais da RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma
empresa privada, que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa
Cristina. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Pedrinhas foi inaugurada em 1887.
"Terminou-se à expensa de particulares, concorrendo
a estrada somente com o material, o desvio das Pedrinhas, no quilômetro
70, tendo plataforma" (Relatório de 1887 apresentado
por João Caldeira d'Alvarenga Messeder, engenheiro fiscal da
estrada, ao Presidente da Província de Santa Catarina).
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Walter
Zumblick, Teresa Cristina, A Ferrovia do Carvão, UFSC, 1987;
Guias Levi, 1932-84) |
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Atualização:
27.06.2020
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