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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Tereza Cristina (1887-1981)
PEDRINHAS
Município de
Ramal de L. Müller - km 69,188 (1960)   SC-3585
Altitude: 28 m   Inauguração: 1887
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Dona Teresa Cristina foi aberta por uma empresa inglesa em 1884 ligando o porto de Imbituba às minas de carvão de Lauro Müller. A ferrovia passou para o Governo da República em 1903 e foi arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande em 1910. Em 1918 o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira Carbonífera de Araranguá. Com a construção de um ramal a partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma, em 1919, e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos poucos o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco, transformando o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal. Em 1940, a estrada passou a ser administrada novamente pelo Governo Federal, que em 1957 a colocou como uma das subsidiárias da recém-criada RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa Cristina desaparece e ela se transforma numa das Superintendências Regionais da RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma empresa privada, que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa Cristina.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pedrinhas foi inaugurada em 1887.

"Terminou-se à expensa de particulares, concorrendo a estrada somente com o material, o desvio das Pedrinhas, no quilômetro 70, tendo plataforma" (Relatório de 1887 apresentado por João Caldeira d'Alvarenga Messeder, engenheiro fiscal da estrada, ao Presidente da Província de Santa Catarina).

(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Walter Zumblick, Teresa Cristina, A Ferrovia do Carvão, UFSC, 1987; Guias Levi, 1932-84)
     
     
     
     
Atualização: 27.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.