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E.
F. Tereza Cristina (1949-1981) |
RIO
DO POUSO Município
de Tubarão, SC |
Ramal de
L. Müller - km 66,674 (1960) |
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SC-3814 |
Altitude: 20 m |
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Inauguração: 04.1949 |
Uso atual: demolida |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolido) |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Dona Teresa Cristina foi aberta por uma empresa
inglesa em 1884 ligando o porto de Imbituba às minas de carvão
de Lauro Müller. A ferrovia passou para o Governo da República
em 1903 e foi arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande
em 1910. Em 1918 o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira
Carbonífera de Araranguá. Com a construção
de um ramal a partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma,
em 1919, e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos
poucos o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco,
transformando o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal.
Em 1940, a estrada passou a ser administrada novamente pelo Governo
Federal, que em 1957 a colocou como uma das subsidiárias da
recém-criada RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa
Cristina desaparece e ela se transforma numa das Superintendências
Regionais da RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma
empresa privada, que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa
Cristina. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Rio do Pouso foi inaugurada em 1949.
Seu nome inicial, aparentemente, era Quilômetro 68.
Já
foi demolida, em 2006 sobrava apenas a plataforma.
(Fontes: Charles Antonio Simões, 2006; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Revista Brasil Constrói). |
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Estação Rio do Pouso em 1951. Revista Brasil Constrói
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Plataforma da parada de Rio do Pouso, em 11/2006. Foto Charles
A. Simões |
Plataforma da parada de Rio do Pouso, em 11/2006. Foto Charles
A. Simões |
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Atualização:
17.11.2022
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