A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice
Estações de Sta Catarina
...
Pinheirinho
Rio Maina
Beluno
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Tereza Cristina (1947-)
RIO MAINA
Município de Cresciúma, SC
Ramal de Siderópolis - km 118,486 (1987)   SC-4682
Altitude: -   Inauguração: 07.1947
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Siderópolis, também chamado de ramal de Treviso, foi aberto em 1947. Dele partiam dois ramais cargueiros: Mina União, com 2.540 metros, e o da Mina do Mato, com 4.680 metros. O primeiro partia a 1.640 metros da estação de Pinheirinho e o segundo, a 2.452 metros. O ramal era operacional em 2016; todas as estações foram demolidas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Rio Maina foi inaugurada em 1947. Já foi demolida.
NOTA: Há uma grande confusão entre os nomes das estações neste ramal que não consegui explicar exatamente. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil dá como quilometragens - para Pinheirinho, 112,746; para Rio Maina, 118,486; para Beluno, 126,552 e para Siderópolis, 129,289. Já o Guia Levi, em todas as edições dos anos 1940 até os anos 1970 (quando terminou o ramal para trens de passageiros), dá os números, respectivamente, 115, 121, 129 e 132, nunca citando Rio Fiorita como estação. Porém, notem que as distâncias entre as estações se mantêm (seria a diferença de 3 km a mais no GL devido a alguma alteração de linha que teria "comido" 3 km da linha-tronco, e, portanto, de Pinheirinho e as demais do ramal?). Finalmente, Walter Zumblick, em seu livro de 1987, afirma que as quilometragens eram, naquela época: Pinheirinho, 112,746; Rio Maina, 118,486; Siderópolis, 126,552; Rio Fiorita, 129,289 e Treviso, 137,523. Parece-me um erro do Guia Geral, já que Zumblick parece estar correto. As diferenças: Beluno e Sideropolis não deveriam ter sido a mesma estação, já que o nome da cidade foi trocado de Beluno para Sideropolis ainda na época da Segunda Guerra? Se a estação foi aberta em 1947, como citado em diversas fontes, já deveria ter sido aberta com o nome atual. Relatórios de 1943 ainda versam sobre a construção da linha e Beluno é sempre citada com este nome - ela era divisa de dois trechos de construção, entre Pinheirinho e Beluno e entre esta e Treviso. A dúvida é: a estação de Beluno e de Sideropolis eram a mesma ou não? Por que Rio Fiorita não é citada no Guia Levi, se o trem de passageiros comprovadamente chegava até ela? Enfim - as dúvidas persistem. As quilometragens utilizadas no alto das páginas das estações deste ramal são as de Walter Zumblick, e a estação de Beluno foi colocada neste site também (e sendo a mesma da estação de Sideropolis), mas sem se saber se era uma outra ou a mesma da cidade.
     
     
     
     
Atualização: 22.01.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.