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E. F. Tereza Cristina
(1947-) |
SIDERÓPOLIS
Município de Siderópolis, SC |
Ramal de Siderópolis - km 126,552
(1987) |
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SC-1767 |
Altitude: - |
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Inauguração: 07.1947 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Siderópolis, também chamado de ramal de Treviso, foi
aberto em 1947. Dele partiam dois ramais cargueiros: Mina União,
com 2.540 metros, e o da Mina do Mato, com 4.680 metros. O primeiro
partia a 1.640 metros da estação de Pinheirinho e o
segundo, a 2.452 metros. O ramal era operacional em 2016; todas as
estações foram demolidas. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Siderópolis foi inaugurada em 1947.
"A Ferrovia Tereza Cristina (FTC) se declara aberta a negociações
com a comunidade e os órgãos competentes sobre o asfaltamento do acesso
usado por motoristas que usam o desvio na SC-447, que liga Siderópolis
a Treviso. A empresa emitiu nota ao Jornal A Tribuna, referindo-se
à matéria publicada na edição de ontem, que relatava os problemas
de quem precisa esperar a passagem do trem pelo local. Vereadores
solicitaram como medida compensatória a pavimentação de menos de um
quilômetro da estrada usada como atalho. A Ferrovia afirma que melhorias
já foram feitas e que aceita conversar sobre o assunto. Na nota, alega
que a operação que ocorre em Siderópolis, que antes causava a interrupção
da passagem por três horas, hoje leva cerca de uma hora. "Inúmeras
reuniões foram feitas para equacionar o problema. As alternativas
propostas estão em desenvolvimento", informa o documento"
(A Tribuna, 23/4/2009).
NOTA: Há uma grande confusão entre os nomes das estações
neste ramal que não consegui explicar exatamente. O Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil dá como quilometragens - para
Pinheirinho, 112,746; para Rio Maina, 118,486; para Beluno, 126,552
e para Siderópolis, 129,289. Já o Guia Levi, em todas
as edições dos anos 1940 até os anos 1970 (quando
terminou o ramal para trens de passageiros), dá os números,
respectivamente, 115, 121, 129 e 132, nunca citando Rio Fiorita como
estação. Porém, notem que as distâncias
entre as estações se mantêm (seria a diferença
de 3 km a mais no GL devido a alguma alteração de linha
que teria "comido" 3 km da linha-tronco, e, portanto, de
Pinheirinho e as demais do ramal?). Finalmente, Walter Zumblick, em
seu livro de 1987, afirma que as quilometragens eram, naquela época:
Pinheirinho, 112,746; Rio Maina, 118,486; Siderópolis, 126,552;
Rio Fiorita, 129,289 e Treviso, 137,523. Parece-me um erro do Guia
Geral, já que Zumblick parece estar correto. As diferenças:
Beluno e Sideropolis não deveriam ter sido a mesma estação,
já que o nome da cidade foi trocado de Beluno para Sideropolis
ainda na época da Segunda Guerra? Se a estação
foi aberta em 1947, como citado em diversas fontes, já deveria
ter sido aberta com o nome atual. Relatórios de 1943 ainda
versam sobre a construção da linha e Beluno é
sempre citada com este nome - ela era divisa de dois trechos de construção,
entre Pinheirinho e Beluno e entre esta e Treviso. A dúvida
é: a estação de Beluno e de Sideropolis eram
a mesma ou não? Por que Rio Fiorita não é citada
no Guia Levi, se o trem de passageiros comprovadamente chegava até
ela? Enfim - as dúvidas persistem. As quilometragens utilizadas
no alto das páginas das estações deste ramal
são as de Walter Zumblick, e a estação de Beluno
foi colocada neste site também (e sendo a mesma da estação
de Sideropolis), mas sem se saber se era uma outra ou a mesma da cidade.
ACIMA: Inauguração do túnel ferroviário na linha em Siderópolis em 1944 (Data atribuída, três anos antes da data de inauguração da estação. (Autor desconhecido).
ACIMA: Túnel da ferrovia em Siderópolis
(Foto Carlos Latuff, 16/1/2016).
(Fontes: Carlos Latuff; Walter Zumblick: Teresa Cristina,
a Ferrovia do Carvão, UFSC, 1987; Guia Levi, 1940-79).
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Estação Sideropolis em 1951. Revista Brasil Constrói |
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Atualização:
21.10.2022
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