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E. F. Tereza Cristina
(1947?-) |
RIO
FIORITA
Município de Siderópolis, SC |
Ramal de Siderópolis - km 129,289
(1987) |
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SC-4668 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1947? |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Siderópolis, também chamado de ramal de Treviso, foi
aberto em 1947. Dele partiam dois ramais cargueiros: Mina União,
com 2.540 metros, e o da Mina do Mato, com 4.680 metros. O primeiro
partia a 1.640 metros da estação de Pinheirinho e o
segundo, a 2.452 metros. O ramal era operacional em 2016; todas as
estações foram demolidas. |
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A ESTAÇÃO: Walter Zumblick
afirma que a inauguração da estação de
Siderópolis teria sido em 1947, mas o fato de o Guia
de 1960 não a citar sugere que os trens de passageiros somente
após este ano passaram a seguir até o pátio da
mineração. A pequena parada já foi demolida;
ela ficava em frente à caixa de transbordo de carvão,
não a atual, mas a antiga, que se situava logo ao lado da atual.
Existe ainda o pátio de Rio Fiorita, com desvios, mas
a parada se foi. Aliás, era ali o final da linha para os trens
de passageiros - havia, e deve talvez ainda existir, no pátio
um triângulo de manobra. A linha ainda seguia até Treviso
sem estes trens.
NOTA: Há uma grande confusão entre os nomes das estações
neste ramal que não consegui explicar exatamente. O Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil dá como quilometragens - para
Pinheirinho, 112,746; para Rio Maina, 118,486; para Beluno, 126,552
e para Siderópolis, 129,289. Já o Guia Levi, em todas
as edições dos anos 1940 até os anos 1970 (quando
terminou o ramal para trens de passageiros), dá os números,
respectivamente, 115, 121, 129 e 132, nunca citando Rio Fiorita como
estação. Porém, notem que as distâncias
entre as estações se mantêm (seria a diferença
de 3 km a mais no GL devido a alguma alteração de linha
que teria "comido" 3 km da linha-tronco, e, portanto, de
Pinheirinho e as demais do ramal?). Finalmente, Walter Zumblick, em
seu livro de 1987, afirma que as quilometragens eram, naquela época:
Pinheirinho, 112,746; Rio Maina, 118,486; Siderópolis, 126,552;
Rio Fiorita, 129,289 e Treviso, 137,523. Parece-me um erro do Guia
Geral, já que Zumblick parece estar correto. As diferenças:
Beluno e Sideropolis não deveriam ter sido a mesma estação,
já que o nome da cidade foi trocado de Beluno para Sideropolis
ainda na época da Segunda Guerra? Se a estação
foi aberta em 1947, como citado em diversas fontes, já deveria
ter sido aberta com o nome atual. Relatórios de 1943 ainda
versam sobre a construção da linha e Beluno é
sempre citada com este nome - ela era divisa de dois trechos de construção,
entre Pinheirinho e Beluno e entre esta e Treviso. A dúvida
é: a estação de Beluno e de Sideropolis eram
a mesma ou não? Por que Rio Fiorita não é citada
no Guia Levi, se o trem de passageiros comprovadamente chegava até
ela? Enfim - as dúvidas persistem. As quilometragens utilizadas
no alto das páginas das estações deste ramal
são as de Walter Zumblick, e a estação de Beluno
foi colocada neste site também (e sendo a mesma da estação
de Sideropolis), mas sem se saber se era uma outra ou a mesma da cidade.
ACIMA: Mineração Rio Fiorita. Nem sinal da estação
(Autor desconhecido; foto sem data). ABAIXO: Trem
da EFDTC em Rio Fiorita em passagem de nível (Carlos Latuff,
16/1/2016).
ABAIXO: O rio Fiorita, que deu o nome à estação
(Carlos Latuff, 16/1/2016).
(Fontes: Carlos Latuff; Walter Zumblick: Teresa Cristina, a Ferrovia
do Carvão, UFSC, 1987; Guias Levi, 1940-79). |
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A estação ficava do lado direito da linha, mas
além da caixa de transbordo de carvão que se vê
na foto. Foto Carlos Latuff em 16/1/2016 |
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Atualização:
22.01.2016
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