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Estações de Sta Catarina
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Rio Fiorita
Treviso
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Tereza Cristina
TREVISO
Município de Treviso, SC
Ramal de Siderópolis - km 137,523 (1987)   SC-4679
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: nenhum   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Siderópolis, também chamado de ramal de Treviso, foi aberto em 1947. Dele partiam dois ramais cargueiros: Mina União, com 2.540 metros, e o da Mina do Mato, com 4.680 metros. O primeiro partia a 1.640 metros da estação de Pinheirinho e o segundo, a 2.452 metros. O ramal era operacional em 2016; todas as estações foram demolidas.
 
A ESTAÇÃO: A cidade de Treviso não teve uma estação no sentido da palavra. A quilometragem acima mostrada (137,523) refere-se à da ponta da linha (fim dos trilhos), que ocorria no pátio da mineradora Companhia Treviso.

Não havia trens de passageiros até a cidade (estes trens iam somente até Rio Fiorita), mas somente carregamento de carvão dessa companhia, empresa esta que, depois, teria fechado ou se mudado dali.

A linha ainda eram operacional pelo menos até 1987. Os trilhos foram retirados após a estação anterior (Rio Fiorita).

NOTA: Há uma grande confusão entre os nomes das estações neste ramal que não consegui explicar exatamente. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil dá como quilometragens - para Pinheirinho, 112,746; para Rio Maina, 118,486; para Beluno, 126,552 e para Siderópolis, 129,289. Já o Guia Levi, em todas as edições dos anos 1940 até os anos 1970 (quando terminou o ramal para trens de passageiros), dá os números, respectivamente, 115, 121, 129 e 132, nunca citando Rio Fiorita como estação. Porém, notem que as distâncias entre as estações se mantêm (seria a diferença de 3 km a mais no GL devido a alguma alteração de linha que teria "comido" 3 km da linha-tronco, e, portanto, de Pinheirinho e as demais do ramal?). Finalmente, Walter Zumblick, em seu livro de 1987, afirma que as quilometragens eram, naquela época: Pinheirinho, 112,746; Rio Maina, 118,486; Siderópolis, 126,552; Rio Fiorita, 129,289 e Treviso, 137,523. Parece-me um erro do Guia Geral, já que Zumblick parece estar correto. As diferenças: Beluno e Sideropolis não deveriam ter sido a mesma estação, já que o nome da cidade foi trocado de Beluno para Sideropolis ainda na época da Segunda Guerra? Se a estação foi aberta em 1947, como citado em diversas fontes, já deveria ter sido aberta com o nome atual. Relatórios de 1943 ainda versam sobre a construção da linha e Beluno é sempre citada com este nome - ela era divisa de dois trechos de construção, entre Pinheirinho e Beluno e entre esta e Treviso. A dúvida é: a estação de Beluno e de Sideropolis eram a mesma ou não? Por que Rio Fiorita não é citada no Guia Levi, se o trem de passageiros comprovadamente chegava até ela? Enfim - as dúvidas persistem. As quilometragens utilizadas no alto das páginas das estações deste ramal são as de Walter Zumblick, e a estação de Beluno foi colocada neste site também (e sendo a mesma da estação de Sideropolis), mas sem se saber se era uma outra ou a mesma da cidade.

(Fontes: Carlos Latuff; Walter Zumblick: Teresa Cristina, a Ferrovia do Carvão, UFSC, 1987; Guia Levi, 1940-79).
     
   
     
     
Atualização: 26.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.