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E. F. Vitória
a Minas (1949-1966/8) |
ANTONIO
DELFINO
Município de Nova Era, MG |
EFVM - km 526 (1960) |
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MG-4867 |
Altitude: 506 m |
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Inauguração: 09.12.1949 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1949? |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Antonio Delfino foi inaugurada em 1949. O Guia Levi dá sua inauguração como tendo sido entre 1962 e 1963.
A estação foi definitivamente desativada entre 1966 e 1968 (Guia Levi).
ACIMA: Trensa da EFVM em Antonio Delfino, foto sem data e de autor desconhecido. A estação está no alto da foto e é o prédio pequeno.
(Fontes:
Guias Levi, 1930-76; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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Detalhe da foto acima mostra a estação
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Atualização:
05.11.2022
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