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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Antonio Delfino
Desembarg. Drummond
Nova Era
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Saída para o
ramal de Itabira
:
Capoeirana
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1932- )
DESEMBARGADOR DRUMMOND
Município de Nova Era, MG
EFVM - km 534 (1960)   MG-3125
Altitude: 509 m   Inauguração: 13.11.1932
Uso atual: estação de passageiros (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2002
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Desembargador Drummond foi inaugurada em 1932. É o ponto de entroncamento dos trens do tronco para o ramal de Itabira. Aí é feita a baldeação, embora as linhas basicamente hoje se separem mais para a frente no sentido de Vitória.

Por volta de 2002, a estação velha foi demolida (a que ficava exatamente na saída do ramal) e uma nova estação foi construída uns 500 metros distante.

No pátio da atual estação havia várias instalações e oficinas da EFVM. "Demoliram a estação antiga porque as suas plataformas não tinham acesso direto com a via pública (chamar aquilo de rua era até um descalabro), tendo os passageiros que cruzar as linhas. Essa estação velha tinha sido construida quando o ramal de Nova Era ainda tinha muito pouco movimento" (Coaraci Camargo, 2005).

A estação mais recente ainda funcionava em 2022 para passageiros e é, como já ditado, ponto de bifurcação das linhas - o tronco até Vitoria e o ramal para Itabira.

ACIMA: O primeiro prédio que existia como estação ferroviária (Foto de 1936, autor desconhecido).

ACIMA: Cruzamento de trens de passageiros em Desembargador Drummond em 2001 (Foto Jorge Alves Ferreira).

ACIMA:
A estação de Desembargador Drummond em 2004 (Foto Adriano Martins).

(Fontes: Jorge Alves Ferreira, 2001; Hermes Y. Hinuy, 2001; Marcos Zeitubi, 2003; Adriano Martins, 2004; Antonio Gorni, 2005).
     

Na estação antiga, com uma plataforma vista entre os dois trens e a estação vista com uma pontinha do telhado à direita, em 2001, cruzam os trens principal e do ramal de Itabira. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação nova em 2003. Foto Marcos Zeituni

A estação nova em 2003. Foto Marcos Zeituni

A estação nova em 2005. Foto Antonio Gorni
   
     
Atualização: 11.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.