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E. F. Vitória
a Minas (1910-) |
BAIXO
GUANDU (antiga GUANDU)
Município de Baixo Guandu, ES |
EFVM - km 174 (1960) |
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ES-0218 |
Altitude: 72 m |
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Inauguração: 01.06.1910 |
Uso atual: estação de passageiros (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937. Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Baixo Guandu foi inaugurada em 1910. Seu nome original teria sido Guandu, depois modificado para o nome atual.
Segundo
conta Stephen Andrade (17/11/2015), a estação
atual fica em local diferente da antiga, a de 1910. Segundo sua mãe relata, a estação era mais próxima
à fox do rio Guandu, porém fez-se necessário o embarque de gado, e
então deslocou-se a estação para que junto a ela pudesse ser
construído um embarcador e um curral.
Em 2010, o prédio sofreu diversas reformas (ver caixa abaixo, de 2010). Em 2022, seu prédio continuava a ser utilizado como estação
pela ferrovia.
ACIMA: Mapa mostra o municipio de Baixo Guandu (parcial) com as estações da sede do município e a de Mascarenhas, nos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
Reforma da estação ferroviária
de Baixo Guandu altera local de venda de passagens - Venda de
bilhetes acontecerá, provisoriamente, no centro da cidade
- Começaram, em agosto, as obras de revitalização da estação
ferroviária de Baixo Guandu, no Espírito Santo, uma das 30 da
Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) que irão adotar a nova
identidade visual. A reforma, que visa a oferecer mais conforto
e comodidade aos usuários do trem de passageiros da EFVM, deve
durar cerca de três meses. Por conta da intervenção, a venda
de passagens será realizada provisoriamente no Centro Comercial
JR, loja 8, que fica localizado na avenida Carlos de Medeiros,
231, no centro de Baixo Guandu. O projeto irá contemplar a revitalização
completa do prédio, mantendo as características originais da
época em que foi criado, em 1910. O projeto prevê ainda a reforma
da plataforma de embarque, a melhoria da iluminação externa
da estação, a pintura do prédio, a instalação de banheiros para
deficientes, a ampliação da sala de embarque e a recuperação
do telhado atual |
2010
AO LADO: A estação
seria reformada em 2010. Do site www.eshoje.com.br (17/8/2010).
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(Fontes: Altair Malacarne; Stephen Andrade; Flavio
Cavalcanti; IBGE; Cia. Vale do Rio Doce; www.eshoje.com.br) |
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A estação em 1935. Cessão A. Malacarne |
A estação nos anos 1950. IBGE, vol. XXVV, p. 41. Cessão A. Malacarne |
A estação em 1983. Foto IBGE |
A estação em 1983. Foto IBGE |
A estação em 2003. Autor desconhecido |
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Atualização:
09.12.2022
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