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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Mascarenhas
Baixo Guandu
Aimorés
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1910-)
BAIXO GUANDU (antiga GUANDU)
Município de Baixo Guandu, ES
EFVM - km 174 (1960)   ES-0218
Altitude: 72 m   Inauguração: 01.06.1910
Uso atual: estação de passageiros (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937. Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Baixo Guandu foi inaugurada em 1910. Seu nome original teria sido Guandu, depois modificado para o nome atual.

Segundo conta Stephen Andrade (17/11/2015), a estação atual fica em local diferente da antiga, a de 1910. Segundo sua mãe relata, a estação era mais próxima à fox do rio Guandu, porém fez-se necessário o embarque de gado, e então deslocou-se a estação para que junto a ela pudesse ser construído um embarcador e um curral.

Em 2010, o prédio sofreu diversas reformas (ver caixa abaixo, de 2010). Em 2022, seu prédio continuava a ser utilizado como estação pela ferrovia.



ACIMA: Mapa mostra o municipio de Baixo Guandu (parcial) com as estações da sede do município e a de Mascarenhas, nos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
Reforma da estação ferroviária de Baixo Guandu altera local de venda de passagens - Venda de bilhetes acontecerá, provisoriamente, no centro da cidade - Começaram, em agosto, as obras de revitalização da estação ferroviária de Baixo Guandu, no Espírito Santo, uma das 30 da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) que irão adotar a nova identidade visual. A reforma, que visa a oferecer mais conforto e comodidade aos usuários do trem de passageiros da EFVM, deve durar cerca de três meses. Por conta da intervenção, a venda de passagens será realizada provisoriamente no Centro Comercial JR, loja 8, que fica localizado na avenida Carlos de Medeiros, 231, no centro de Baixo Guandu. O projeto irá contemplar a revitalização completa do prédio, mantendo as características originais da época em que foi criado, em 1910. O projeto prevê ainda a reforma da plataforma de embarque, a melhoria da iluminação externa da estação, a pintura do prédio, a instalação de banheiros para deficientes, a ampliação da sala de embarque e a recuperação do telhado atual
2010
AO LADO:
A estação seria reformada em 2010. Do site www.eshoje.com.br (17/8/2010).
(Fontes: Altair Malacarne; Stephen Andrade; Flavio Cavalcanti; IBGE; Cia. Vale do Rio Doce; www.eshoje.com.br)
     

A estação em 1935. Cessão A. Malacarne

A estação nos anos 1950. IBGE, vol. XXVV, p. 41. Cessão A. Malacarne

A estação em 1983. Foto IBGE

A estação em 1983. Foto IBGE

A estação em 2003. Autor desconhecido
 
     
Atualização: 09.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.