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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Adelicio Nascimento
Barra do Cuietê
São Tomé do Rio Doce
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1926- )
BARRA DO CUIETÊ (antiga CUIETÊ)
Município de Conselheiro Pena, MG
EFVM - km 265   MG-2197
Altitude: 127 m   Inauguração: 01.01.1926
Uso atual: estação de passageiros (a nova); a velha: moradia (2007)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: provavelmente 1926
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cuietê foi inaugurada em 1926 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).

Já segundo o Guia Levi, ele cita a data de inauguração da segunda estação, que se deu com nome diferente (Barra do Cuietê) em local diferente (variante) entre os anos de 1945 e 1948. Com a mudança da linha nos anos 1940, a estação velha foi desativada (ver caixas abaixo, de 2007). Hoje é uma moradia, na zona urbana da cidade e sem os trilhos, que foram retirados. A estação ativa fica mais para fora da cidade.

"Atualmente a construção (a estação mais antiga desativada) se integra ao tecido urbano, estando em um lote em meio aos outros da localidade. É usada como residência e apresenta alguns "puxados" laterais. Próximas à estação existem dois pontilhões metálicos sobre o rio Caratinga, antigo Rio Cuyetê, por isso o nome da localidade. Um desses pontilhões - o mais antigo, em estrutura metálica fixada com rebites - é hoje usado como ponte para veículos e pedestres. O outro serve à linha férrea. Do outro lado destes pontilhões está o município de Tumiritinga: o Rio Caratinga divide Conselheiro Pena e Tumiritinga" (Isabela Gomes, 04/2007).


ACIMA: A estação de Barra do Cuietê-velha em data ignorada. Na verdade, é possível que o prédio da estação mesmo seja o que se vê parcialmente à direita. O que aparece em primeiro plano provavelmente era a casa do agente (Autor desconhecido).
ACIMA: Município (mapa parcial) de Conselheiro Pena nos anos 1950, vendo-se a estação da sede e a do bairro de Barra do Cuietê, esta a noroeste e na divisa municipal com Tumiritinga IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).

ACIMA e ABAIXO: A estação de Cuietê velha ainda sobrevive em meio ao casario da cidade, longe da estação atual, esta fora da cidade (Fotos por Isabela Gomes em 2007).


(Fontes: Isabela Gomes, 2007; Adriano Martins, 2004; Guias Levi, 1917-1984; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
     

A estação novaem 2004. Foto Adriano Martins
   
     
     
Atualização: 11.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.