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VXY Mogiana em MG
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Barra do Cuietê
São Tomé do Rio Doce
Severino Oliveira
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1939- )
SÃO TOMÉ DO RIO DOCE
Município de Tumiritinga, MG
EFVM - km 273 (1960)   MG-3016
Altitude: 130 m   Inauguração: 11.06.1939
Uso atual: estação de passageiros (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 2000?
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 

A ESTAÇÃO: A estação de São Tomé do Rio Doce foi inaugurada em 1939 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). Outra data de sua inauguração teria sido citada como 1954 (Guia Levi).

Houve pelo menos dois prédios para esta estação (ver as fotos ao pé desta página). O prédio atual não é mais o original, pelas fotos obtidas.

Em 23 de maio de 1949, foi elevada à categoria de estação.
Pelo mapa dos anos 1950 (ver caixa abaixo), dá para ver a estação, que fica na margem direita do rio Doce (sul do rio, no mapa) e aparece como São Tomé, a leste no município de Tumiritinga. Do lado leste está o município de Galileia. Portanto, a estação não tem o nome do município em que está (Tumiritinga), nem do que fica ao se atravessar o rio (Galileia).

ACIMA: No mapa (parcial) do município de Tumiritinga, aparecem duas (sede e São Tomé) das três estações que estão em seu território (a que não aparece é a de Severino de Oliveira) (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).

ACIMA: A estação de São Tomé, supostamente em 2009 - data fornecida pelo fotógrafo. Porém, fotos mais antigas, de 2003 (ver ao pé da página) msotram uma estação diferente da foto acima. Parece haver um engano na data do fotógrafo, que é desconhecido. A estação foi reconstruída e já estava assim em 2003.

(Fontes: EFVM: Museu de Pedro Nolasco; IBGE: Enciclopedia dos Municipios do Brasil, 1960; Guias Levi, 1917-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).

     

A estação, sem data. Foto do museu da EFVM em Pedro Nolasco.

Plataforma do outro lado da linha, em 2003. Autor desconhecido

Plataforma principal da estação, em 2003. Autor desconhecido
     
     
Atualização: 06.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.