A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Parada Modelo
Cariacica
Flechal
...

A EFVM e suas estações em 1952

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Vitória a Minas (1904-c.1948)
CARIACICA
Município de Cariacica, ES
EFVM - tronco - km 17,260   ES-2192
Altitude: 34,60 m   Inauguração: 13.05.1904
Uso atual: em ruínas (2022)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1904
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo passava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cariacica foi inaugurada em 1904 (cf. livro EFVM 1904, p.66 e caixa abaixo, de 1904). Funcionou por 42 anos e foi desativada.

Foi eliminada da linha entre junho de 1945 e junho de 1947, com a remodelação total do traçado da linha entre Vitória e Colatina. A linha foi então transferida para o leste do município, correndo mais próxima à baía de Vitória, onde a estação de Flechal continuou atendendo ao município, agora, porém, longe de sua área central.

A velha e desativada estação de Cariacica ainda existia em 2011, e até que bem conservada, pois era uma residência, fora o fato de que era um prédio bem bonito, construída em pedra, nesse ano ainda localizado à rua Henrique Schwab, bairro de Areinhas, a oeste da sede do município.


ACIMA: Descrição do trecho feito em 1904 pela revista O Malho para o trecho entre Porto Velho (São Carlos) e a estação de Cariacica (O Malho, 28/5/1904).

ACIMA: Mapa do município de Cariacica nos anos 1950. Também aparecem as antigas paradas de Cariacica (esta em letras capitais), Santana e Itacibá, mas agora situadas na rodovia em vermelho, que ocupa possivelmente o leito do leito do trecho ferroviário antigo (Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII, 1959).

ACIMA: A estação de Cariacica nos seus bons tempos em 1912; público esperando o Presidente do Estado, Jerônimo Monteiro (Companhia Vale do Rio Doce, 50 anos de História, 1984).

ACIMA: A estação de Cariacica em 2022 (Foto: Marcos Antonio da Silva, 18/12/2022).

ACIMA: Mais fotos das ruínas da estação mais do que centenária em 2022 (Fotos: Marcos Antonio da Silva, 18/12/2022).

(Fontes: Eduardo Coelho; Altair Malacarne; Milton Santos Silva, 2009; revista Kosmos, 1904; O Malho, 1904; Companhia Vale do Rio Doce: 50 anos de História, 1984)
     

A estação de Cariacica em 1904 na inauguração do trecho inicial da ferrovia até Alfredo Maia (Revista Kosmos, coleção Eduardo Coelho)

A estação de Cariacica em 1908. Foto cedida por Altair Malacarne

A ex-estação em abril de 2009. Foto Milton Santos Silva
     
     
Atualização: 06.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.