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E. F. Vitória
a Minas (1904-c.1948) |
CARIACICA
Município de Cariacica, ES |
EFVM - tronco - km 17,260 |
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ES-2192 |
Altitude: 34,60 m |
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Inauguração: 13.05.1904 |
Uso atual: em ruínas (2022) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1904 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo passava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cariacica foi inaugurada em 1904 (cf. livro EFVM 1904, p.66 e caixa abaixo, de 1904). Funcionou por 42 anos e foi desativada.
Foi eliminada da linha entre junho de 1945 e junho de 1947, com a remodelação
total do traçado da linha entre Vitória e Colatina. A
linha foi então transferida para o leste do município,
correndo mais próxima à baía de Vitória, onde a estação de Flechal continuou atendendo ao município, agora, porém, longe de sua área central.
A velha e desativada estação de Cariacica ainda
existia em 2011, e até que bem conservada, pois era uma
residência, fora o fato de que era um prédio bem bonito, construída
em pedra, nesse ano ainda localizado à rua Henrique Schwab, bairro de Areinhas, a oeste da sede do município.
ACIMA: Descrição do trecho feito em
1904 pela revista O Malho para o trecho entre Porto Velho (São
Carlos) e a estação de Cariacica (O Malho, 28/5/1904).
ACIMA: Mapa do município de Cariacica nos anos 1950. Também aparecem as antigas paradas de Cariacica (esta em letras capitais), Santana e Itacibá, mas agora situadas na rodovia em vermelho, que ocupa possivelmente o leito do leito do trecho ferroviário antigo (Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII, 1959).
ACIMA: A estação de Cariacica nos
seus bons tempos em 1912; público esperando o Presidente do Estado,
Jerônimo Monteiro (Companhia Vale do Rio Doce, 50 anos de História,
1984).
ACIMA: A estação de Cariacica em 2022 (Foto: Marcos Antonio da Silva, 18/12/2022).
ACIMA: Mais fotos das ruínas da estação mais do que centenária em 2022 (Fotos: Marcos Antonio da Silva, 18/12/2022).
(Fontes: Eduardo Coelho; Altair Malacarne; Milton Santos Silva, 2009; revista Kosmos, 1904; O
Malho, 1904; Companhia Vale do Rio Doce: 50 anos de História,
1984) |
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A estação de Cariacica em 1904 na inauguração do trecho inicial da ferrovia até Alfredo Maia (Revista Kosmos, coleção Eduardo Coelho) |
A estação de Cariacica em 1908. Foto cedida
por Altair Malacarne |
A ex-estação em abril de 2009. Foto Milton Santos
Silva |
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Atualização:
06.01.2023
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