A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Cariacica
Flechal
Vasco Coutinho
...

A EFVM e suas estações em 1952

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Vitória a Minas (1945-)
FLECHAL
Município de Cariacica, ES
EFVM - km 7 (1960)   ES-2191
Altitude: 4 m   Inauguração: 18.02.1945
Uso atual: estação de trens de passageiros (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: Em 1945 (Guia das Estradas de Ferro do Brasil, 1960), a velha linha da EFVM de 1904 foi transferida para o leste do município, deixando de passar na sede da cidade de Cariacica e passando a correr mais próxima à baía de Vitória. O Guia Levi dá essa data como tendo ocorrido entre 1945 e 1947.

Foi foi então construída a estação de Flechal e aberta em 1945 na nova linha, agora distante do centro.

O velho e desativado prédio da estação de Cariacica, permanecia teimosamente em 2011, inativo e fora da linha atual.

Já a estação de Flechal é uma parada com uma pequena cobertura sobre a plataforma, sendo ainda uma estação de passageiros da atual linha da EFVM.
em 2022.


ACIMA: Mapa parcial do município de Cariacica nos anos 1950. A parada de Flechal aparece à direita, próxima à baía de Vitória, já na variante construída nos anos 1940. Também aparece a localidade de Santana, na estrada (em vermelho) que possivelmente está no leito original da ferrovia. A localidade de Itaciba, que tinha também uma estação na ferrovia e agora está numa rodovia (em vermelho) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VI, 1958).

ACIMA: A estação (parada) de Flechal em 2016 (Foto João Marcelo Zanoni, em 2016).

(Fontes: João Marcelo Zanoni, 2016; Prof. Dr. André Simplicio Carvalho, UFMG: https://journals.openedition. org/terrabrasilis/10282; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VI, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) Guias Levi, 1917-84).
     

A estação em 2016. Foto João Marcelo Zanoni
   
     
     
Atualização: 25.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.