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VXY Mogiana em MG
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1906-1949)
COLATINA (PRIMEIRA ESTAÇÃO)
Município de Colatina, ES
EFVM - km 1280   ES-3131
Altitude: 40 m   Inauguração: 28.10.1906
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Colatina - a original - foi inaugurada em 1906 (algumas fontes citam 1907).

Até 1949, quando a linha mudou de lugar e nela foi aberta uma segunda estação, ela ficou servindo à EFVM.

Foi demolida (Altair Malacarne, 08/2005).

"Vendi muito pastel e lambari frito na primeira estação da EFVM em Colatina, entre 1943 e 1946. Tinha eu 10 anos quando comecei o meu "comércio". O curso da estrada de ferro, após percorrer o centro da cidade, seguia pela encosta do morro sem nome situado do lado esquerdo do rio Doce e transpunha o rio Santa Maria no bairro Vila Nova, por uma ponte que ainda lá está. O rio Santa Maria circundava o hoje bairro Esplanada formando ali um istmo, onde existia um campo de futebol. A empresa Morrison do Brasil, criada especialmente para empreitar as obras de retificação do traçado da ferrovia, para atingir o seu objetivo, necessitou aterrar o trecho do rio Santa Maria até a Vila Nova, no final da área que hoje tem o nome de bairro Esplanada. Ali onde está situada a nova foz desse rio. O material para o aterro de tão grande extensão foi conseguido mediante o desmonte do morro das Cabritas" (Manoel Lucas Neto, 18/9/2009).

(Veja também COLATINA - Segunda estação; COLATINA - Terceira estação)

ACIMA: A estação de Colatina (ao fundo) em 1908 (Foto Eutichio D'Oliver).

ACIMA: Mapa mostra o municipio de Colatina (parcial) e suas estações, nos anos 1950 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).

(Fontes: Manoel Lucas Neto; Altair Malacarne; Eutichio D'Oliver; Heráclio da Costa Amorim)
     

A estação, provavelmente anos 1930. Acervo Altair Malacarne

Ao centro da foto, à direita de uma árvore, a primitiva estação. em 1915. Ao fundo, o rio Doce. Acervo Heráclio da Costa Amorim, cessão Altair Malacarne

A plataforma da estação, à direita da foto, sem data. Acervo Altair Malacarne
     
     
Atualização: 05.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.