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E. F. Vitória
a Minas (1906-1949) |
COLATINA
(PRIMEIRA ESTAÇÃO)
Município de Colatina, ES |
EFVM - km 1280 |
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ES-3131 |
Altitude: 40 m |
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Inauguração: 28.10.1906 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Colatina - a original - foi inaugurada em 1906 (algumas
fontes citam 1907).
Até 1949, quando a linha mudou de lugar e nela foi aberta uma
segunda estação, ela ficou servindo à EFVM.
Foi demolida (Altair Malacarne, 08/2005).
"Vendi muito pastel e lambari frito na primeira estação da
EFVM em Colatina, entre 1943 e 1946. Tinha eu 10 anos quando comecei
o meu "comércio". O curso da estrada de ferro, após percorrer o centro
da cidade, seguia pela encosta do morro sem nome situado do lado esquerdo
do rio Doce e transpunha o rio Santa Maria no bairro Vila Nova, por
uma ponte que ainda lá está. O rio Santa Maria circundava o hoje bairro
Esplanada formando ali um istmo, onde existia um campo de futebol.
A empresa Morrison do Brasil, criada especialmente para empreitar
as obras de retificação do traçado da ferrovia, para atingir o seu
objetivo, necessitou aterrar o trecho do rio Santa Maria até a Vila
Nova, no final da área que hoje tem o nome de bairro Esplanada. Ali
onde está situada a nova foz desse rio. O material para o aterro de
tão grande extensão foi conseguido mediante o desmonte do morro das
Cabritas" (Manoel Lucas Neto, 18/9/2009).
(Veja também COLATINA - Segunda
estação; COLATINA - Terceira
estação)
ACIMA:
A estação de Colatina (ao fundo) em 1908 (Foto Eutichio
D'Oliver).
ACIMA: Mapa mostra o municipio de Colatina (parcial) e suas estações, nos anos 1950 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros,
1960).
(Fontes: Manoel Lucas Neto; Altair Malacarne; Eutichio
D'Oliver; Heráclio da Costa Amorim) |
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A estação, provavelmente anos 1930. Acervo Altair
Malacarne |
Ao centro da foto, à direita de uma árvore, a
primitiva estação. em 1915. Ao fundo, o rio Doce.
Acervo Heráclio da Costa Amorim, cessão Altair
Malacarne |
A plataforma da estação, à direita da foto,
sem data. Acervo Altair Malacarne |
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Atualização:
05.11.2022
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