A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Barbados
Colatina
Santa Joana
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

A EFVM e suas estações em 1952

...
 
E. F. Vitória a Minas (1971-2010)
COLATINA (TERCEIRA ESTAÇÃO)
Município de Colatina, ES
EFVM - km -   ES-3130
Altitude: -   Inauguração: 1971
Uso atual: estação de passageiros (2002)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1971
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo passava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Colatina - a terceira - foi inaugurada em 1971, já fora da cidade.

"O comboio passava pelo centro, causando transtorno na cidade que fizera crescer. Assim, em 1971 foi construído uma variante passando por fora do perímetro urbano. A terceira estação de Colatina foi erguida a montante do rio Doce, em lugar semi-deserto chamado Acampamento" (Altair Malacarne, 08/2005).

(Veja também COLATINA - Primeira estação; COLATINA - Segunda estação)


ACIMA: Mapa mostra o municipio de Colatina (parcial) e suas estações, nos anos 1950 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).

ACIMA: A estação de Colatina, sem data (Cessão Altair Malacarne).

(Fontes: Altair Malacarne; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
     

A estação de Colatina, anos 2000. Cessão Altair Malacarne
   
     
     
Atualização: 07.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.