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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Boachat
Ipaba
João Correia
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1912-)
IPABA (antiga INHAPIM)
Município de Santana do Paraíso, MG
EFVM - km 431 (1960)   MG-4701
Altitude: 213 m   Inauguração: 01.08.1922
Uso atual: estação de passageiros (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Inhapim foi inaugurada em 1922 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). Na época, a cidade de Inhapim, que ainda existe com este nome, era a mais próxima da estação.

A partir de dezembro de 1939 (ver caixa abaixo de 1939) a estação passou a se chamar Ipaba.

A estação fica na margem oeste do rio Doce, onde passa a ferrovia, mas, como o rio é também a divisa com o município de Santana do Paraíso, a parada fica neste outro município, em frente à sede do município de Ipaba, do outro lado do rio.

Ainda servia aos trens de passageiros em 2016.

1923
AO LADO:
Crimes na estação (O Estado de S. Paulo, 31/1/1923).

1939
AO LADO:
Mudança de nome da estação de Inhatim (escrito erroneamente como Inhabira) para Ipaba (escrito erroneamente como Itaba) em dezembro de 1939 (O Estado de S. Paulo, 9/12/1939).

ACIMA: Mapa do municipio de Mesquita, com suas três estações (Ipaba, Cachoeira Escura e Tamanduá) à beira do rio Doce e todas bastante longe da sede do municipio. Já a estação de Boachat não aparece. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O MAPA EM MAIOR TAMANHO) (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).


ACIMA: A parada de Ipaba em abril de 2016 (Foto Alex de Lima). .

ACIMA: Localização da sede do município de Ipaba. A oeste do rio Doce, as terras pertencem ao município de Santana do Paraíso, por onde passa, costeando a margem oeste do rio, a ferrovia e a parada. (Google Maps, 2022).

(Fontes: Alex de Lima, 2016; O Estado de S. Paulo, 1923 e 1939; Google Maps, 2022; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi (1917-1984).
     

A estação em 04/2016. Foto Alex de Lima
   
     
     
Atualização: 05.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.