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E. F. Vitória
a Minas (1912-) |
IPABA
(antiga INHAPIM)
Município de Santana do Paraíso,
MG |
EFVM - km 431 (1960) |
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MG-4701 |
Altitude: 213 m |
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Inauguração: 01.08.1922 |
Uso atual: estação de passageiros (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir
do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar
as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a
produção de café. Com enormes dificuldades ela
foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em
1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la
e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo
pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha
da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José
da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival
Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas,
a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Inhapim foi inaugurada em 1922 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). Na época, a cidade
de Inhapim, que ainda existe com este nome, era a mais próxima
da estação.
A partir de dezembro de 1939 (ver caixa abaixo de 1939) a estação passou a se chamar Ipaba.
A estação fica na margem oeste do rio Doce, onde passa
a ferrovia, mas, como o rio é também a divisa com o
município de Santana do Paraíso, a parada fica
neste outro município, em frente à sede do município
de Ipaba, do outro lado do rio.
Ainda servia aos trens de passageiros em 2016.
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1923
AO LADO: Crimes na estação (O Estado de
S. Paulo, 31/1/1923).
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1939
AO LADO: Mudança de
nome da estação de Inhatim (escrito erroneamente como Inhabira) para Ipaba (escrito erroneamente como Itaba) em dezembro
de 1939 (O Estado de S. Paulo, 9/12/1939). |
ACIMA: Mapa do municipio de Mesquita, com suas três estações (Ipaba, Cachoeira Escura e Tamanduá) à beira do rio Doce e todas bastante longe da sede do municipio. Já a estação de Boachat não aparece. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O MAPA EM MAIOR TAMANHO) (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
ACIMA: A parada de Ipaba em abril de 2016
(Foto Alex de Lima). .
ACIMA: Localização da sede
do município de Ipaba. A oeste do rio Doce, as terras pertencem
ao município de Santana do Paraíso, por onde passa,
costeando a margem oeste do rio, a ferrovia e a parada. (Google Maps, 2022).
(Fontes: Alex de Lima, 2016; O Estado de S. Paulo, 1923 e 1939; Google Maps, 2022; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi (1917-1984). |
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A estação em 04/2016. Foto Alex de Lima |
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Atualização:
05.11.2022
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