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E. F. Vitória
a Minas (1950-1958/60) |
JOÃO CORRÊA
Município de Mesquita?,
MG |
EFVM - km 440 (1960) |
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MG-4859 |
Altitude: 210 m |
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Inauguração: 23.05.1950 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir
do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar
as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a
produção de café. Com enormes dificuldades ela
foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em
1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la
e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo
pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha
da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José
da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival
Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas,
a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: O posto telegráfico
de João Correia foi inaugurado em 1950 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). Por sua vez, o Guia Levi dá como data de inauguração o período entre 1958 e 1960.
Segundo Leonardo Mendonça Corrêa, o nome do posto telegráfico é uma homenagem póstuma ao manobreiro João Corrêa dos Santos, que faleceu em um acidente em 1951.
Pelas fotos mostradas abaixo e ao pé da página, houve dois prédios diferentes para o mesmo posto.
ACIMA: Estação de João Correia, sem data.
Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi (1917-1984). |
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Atualização:
05.11.2022
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