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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ipaba
João Correia
Intendente Camara
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1950-1958/60)
JOÃO CORRÊA
Município de Mesquita?, MG
EFVM - km 440 (1960)   MG-4859
Altitude: 210 m   Inauguração: 23.05.1950
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: O posto telegráfico de João Correia foi inaugurado em 1950 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). Por sua vez, o Guia Levi dá como data de inauguração o período entre 1958 e 1960.

Segundo Leonardo Mendonça Corrêa, o nome do posto telegráfico é uma homenagem póstuma ao manobreiro João Corrêa dos Santos, que faleceu em um acidente em 1951.

Pelas fotos mostradas abaixo e ao pé da página, houve dois prédios diferentes para o mesmo posto.

ACIMA: Estação de João Correia, sem data.

Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi (1917-1984).
     

A estação de João Correia, sem data. Coleção Abel Carvalho
   
     
     
Atualização: 05.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.