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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Otacilio de Almeida
Itueta
Antonio dos Santos
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1927-2004?)
ITUETA
Município de Itueta, MG
EFVM - km 202 (1960)   MG-0215
Altitude: 89 m   Inauguração: 20.07.1927
Uso atual: possivelmente submersa em 2004   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1927
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itueta foi aberta em 1927 (seg. National Geographic Brasil, 08/2004).

A emancipação do bairro como município em volta da estação deu-se em 1948.

No início dos anos 2000, anunciou-se que a estação seria inundada - notem na foto de Marcos Zeituni (2003), ao pé da página, as pessoas ao longo da via que vendem paçoca, doce de leite, cocada etc elas fazem a festa nos carros de classe econômica - pela barragem que está sendo construida ali perto.

A cidade também deveria ser submersa; a EFVM estava em 2003 retificando o trecho, cortando morros para subir a linha e nao ter problemas com as águas em época das chuvas. Uma nova estação deveria ser construída na variante (cf. informação de agosto de 2004).

A cidade, sim, foi efetivamente reconstruída num plano mais alto, em 2006. Porém, nenhuma estação com o nome de Itueta foi reconstruída na variante, até 2022.


ACIMA: Mapa (parcial) do município de Itueta durante os anos 1950 mostra a estação e a ferrovia Vitoria-Minas junto à barra do rio Quatis (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII, 1960).

ACIMA: Os últimos dias de Itueta em 2004 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (National Geographic Brasil, agosto de 2004, p. 15).

(Fontes: Hugo Caramuru, 1985; Marcos Zeituni, 2003; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII, 1960; National Geographic Brasil, agosto de 2004, p. 15).
     

A estação de Itueta, um pouco diferente da foto de 2003, ao lado desta, com um anexo que desapareceria mais tarde. Sem data. Foto do museu da EFVM em Pedro Nolasco.

A estação em 1985. Foto Hugo Caramuru

A estação em 2003. Foto Marcos Zeituni
     
     
Atualização: 12.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.