A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Intendente Câmara
Mario Carvalho
Antonio Dias
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
E. F. Vitória a Minas (1979-)
MÁRIO CARVALHO
Município de Timoteo, MG
EFVM - km   MG-3133
Altitude: -   Inauguração: 1979
Uso atual: estação de passageiros (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1979?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Mário Carvalho foi inaugurada em 1979 (a confirmar) para substituir a estação de Coronel Fabriciano, que foi desativada por ficar no centro deta cidade.

A estação leva o nome de um antigo engenheiro da Cia. Vale do Rio Doce. A partir dessa estação, no sentido Vitória, a estrada passa a acompanhar o rio Doce, após a foz do rio Piracicaba.

Como a linha foi retificada e passou a correr do outro lado do rio Piracicaba, essa estação está do lado oposto do rio e atende à população de Coronel Fabriciano e de Timoteo.

(Fontes: João Bosco Setti; Hemes Y. Hinuy, 2005; Adriano Martins, 2004; aceciva.blog.terra. com.br;)
     

A estação em 2003. Autor desconhecido.

A estação em 2004. Foto Adriano Martins

A estação, à direita, em 04/09/2005. Foto Hemes Y. Hinuy
     
     
Atualização: 29.10.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.