|
|
E. F. Vitória
a Minas (1904-) |
PIRAQUÊ-AÇU (antiga PENDANGA)
Município de João Neiva, ES |
EFVM - km 76 (1960) |
|
ES-0226 |
Altitude: 61 m |
|
Inauguração: 04.12.1947 |
Uso atual: estação de passageiros |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Pendanga foi aberta em 1904. O Guia Geral dá a
data como sendo 1/9/1947.
Foi fechada e logo reaberta com o novo nome de Piraquê-Açu na variante em 1/9/1947 (Guia Levi), depois da construção desta variante
na região.
Ainda constava como aberta em junho de 1979 (Guia Levi) e seguia aberta para passageiros em 2022.
"(Em Piraquê-Açu) reparei numa coisa que não via há anos! Um registro do horário de parada do
trem de passageiros. Muito bacana!" (Rodrigo Cabredo, 2009).
ACIMA: Pátio ferroviário de Piraquê-açu em 1958, cheio de dormentes para as novas linhas (Foto Rodrigo Cabredo).
ACIMA: Pátio ferroviário de Piraquê-açu em 2009 (Foto Rodrigo Cabredo).
(Fontes: Nilson Rodrigues, 1994; Rodrigo Cabredo, 2009; Luiz Claudio, 2015; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi (1917-1984) |
|
|
|
A estação em 1994. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 2003. Autor desconhecido |
Estação em 2015. Foto Luiz Claudio |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
29.12.2022
|
|