A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Caboclo Bernardo
Piraquê-açu
Ibiraçu
...

A EFVM e suas estações em 1952

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Vitória a Minas (1904-)
PIRAQUÊ-AÇU (antiga PENDANGA)
Município de João Neiva, ES
EFVM - km 76 (1960)   ES-0226
Altitude: 61 m   Inauguração: 04.12.1947
Uso atual: estação de passageiros   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pendanga foi aberta em 1904. O Guia Geral dá a data como sendo 1/9/1947.

Foi fechada e logo reaberta com o novo nome de Piraquê-Açu na variante em 1/9/1947 (Guia Levi), depois da construção desta variante na região.

Ainda constava como aberta em junho de 1979 (Guia Levi) e seguia aberta para passageiros em 2022.

"(Em Piraquê-Açu) reparei numa coisa que não via há anos! Um registro do horário de parada do trem de passageiros. Muito bacana!" (Rodrigo Cabredo, 2009).


ACIMA: Pátio ferroviário de Piraquê-açu em 1958, cheio de dormentes para as novas linhas (Foto Rodrigo Cabredo).
ACIMA: Pátio ferroviário de Piraquê-açu em 2009 (Foto Rodrigo Cabredo).

(Fontes: Nilson Rodrigues, 1994; Rodrigo Cabredo, 2009; Luiz Claudio, 2015; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi (1917-1984)

     

A estação em 1994. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 2003. Autor desconhecido

Estação em 2015. Foto Luiz Claudio
     
     
Atualização: 29.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.