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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Aricanga
Caboclo Bernardo
Piraquê-Açu
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Saída para o ramal de João Neiva (1954-69):
João Neiva
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A EFVM e suas estações em 1952

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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Vitória a Minas (1946-1969)
CABOCLO BERNARDO
Município de Ibiraçu (1947-1989)
Município de João Neiva (1989-), ES
EFVM - km 74 (1960)   ES-4695
Altitude: 63 m   Inauguração: 17.06.1946
Uso atual: provavelmente demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1946?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: O posto telegráfico Km 73 + 410 foi aberto em 1946 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960), já na nova linha entre Vitória e Colatina.

O nome da estação de Caboclo Bernardo foi dado somente em novembro de 1950.

Somente em 1964, um curto ramal aberto entre esta estação e a de João Neiva começou a operar, com trens mistos ida e volta (Guia Levi) às terças, quintas e sábados (veja no caixa abaixo os horários dos trens do ramal em 1960). O percurso entre as duas estações durava de seis a nove minutos.

Houve variações de horários durante os anos de funcionamento do ramal, que funcionou entre os anos de 1954 a 1969 (Guia Levi).

A estação foi provavelmente demolida após seu fechamento, após a desativação do ramal.


ACIMA: Os trens do ramal de Caboclo Bernardo para João Neiva em julho de 1960 (Guia Levi 07/1960, p. 100).

(Fontes: Luis Carlos Vieira Lopes; Guias Levi, 1917-1984); Guia Geral mdas Estradas de Ferro do Brasil, 1960).
     

A estação, provavelmente anos 1950. Cessão Luiz Claudio Vieira Lopes
 
     
 
     
Atualização: 05.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.