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E. F. Vitória
a Minas (1946-1969) |
CABOCLO
BERNARDO
Município de Ibiraçu (1947-1989)
Município de João Neiva (1989-), ES |
EFVM - km 74 (1960) |
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ES-4695 |
Altitude: 63 m |
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Inauguração: 17.06.1946 |
Uso atual: provavelmente demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1946? |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: O posto telegráfico
Km 73 + 410 foi aberto em 1946 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960), já na nova linha entre Vitória
e Colatina.
O nome da estação de Caboclo Bernardo foi dado
somente em novembro de 1950.
Somente em 1964, um curto ramal aberto entre esta estação e a de João Neiva começou a operar, com trens mistos ida e volta (Guia Levi) às terças, quintas e sábados (veja no caixa abaixo os horários dos trens do ramal em 1960). O percurso entre as duas estações durava de seis a nove minutos.
Houve variações de horários durante os anos de funcionamento do ramal, que funcionou entre os anos de 1954 a 1969 (Guia Levi).
A estação foi provavelmente
demolida após seu fechamento, após a desativação do ramal.
ACIMA: Os trens do ramal de Caboclo Bernardo para João Neiva em julho de 1960 (Guia Levi 07/1960, p. 100).
(Fontes: Luis Carlos Vieira Lopes; Guias Levi, 1917-1984); Guia Geral mdas Estradas de Ferro do Brasil, 1960). |
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A estação, provavelmente anos 1950. Cessão
Luiz Claudio Vieira Lopes |
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Atualização:
05.11.2022
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