A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Pedro Nolasco
Porto Velho
Cariacica
...

A EFVM e suas estações em 1952
...

ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1996
...
 
E. F. Vitória a Minas (1905-)
PORTO VELHO
Município de Cariacica, ES
EFVM - km 0   ES-4874
Altitude:   Inauguração: 20.12.1905
Uso atual:   com trilhos
Data de construção do prédio atual:
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresários ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Carlos foi inaugurada em 20/05/1905 com o nome de Porto Velho. A linha, no entanto, já funcionava desde abril de 1904.

"Partindo do porto das Argollas no kilometro 0.000, atravessa o grande mangue ahi existente na extensão de 1.100 metros, com aterro de 2 a 3 metros de altura, no fim do qual se acha a estação do Porto Velho" (O Malho, 28/5/1904).


ACIMA: As linhas negras mostram a junção das linhas da Vitória-Minas e da Leopoldina nos anos 1990 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM TAMANHO MAIOR.















AO LADO: A estação atual de Pedro Nolasco, onde se pega o trem para Belo Horizonte, está afastada das estações da Leopoldina e da antiga de Pedro Nolasco (veja a parte norte do entroncamento no canto direito inferior da figura) (Américo Publicações, anos 1990).
(Fontes: Leonardo Mendonça Corrêa; Silvio Rizzo; Marcos Zeituni; O Malho, 1904; Américo Publicações, anos 1990; http://www.flogvip.net/ guaraparibela /1171779; http://ferroviasdobrasil.blogspot.com)
     

A estação em construção. Autor desconhecido

A estação em 1935. Autor desconhecido
 
     
Atualização: 23.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.