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E. F. Vitória
a Minas (1905-) |
PORTO
VELHO
Município de Cariacica, ES |
EFVM - km 0 |
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ES-4874 |
Altitude: |
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Inauguração: 20.12.1905 |
Uso atual: |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir
do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar
as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a
produção de café. Com enormes dificuldades ela
foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em
1910, empresários ingleses a compraram para eletrificá-la
e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo
pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha
da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José
da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival
Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas,
a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Carlos foi inaugurada em 20/05/1905 com o nome
de Porto Velho. A linha, no entanto, já funcionava desde
abril de 1904.
"Partindo do porto das Argollas no kilometro 0.000, atravessa
o grande mangue ahi existente na extensão de 1.100 metros,
com aterro de 2 a 3 metros de altura, no fim do qual se acha a estação
do Porto Velho" (O Malho, 28/5/1904).
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ACIMA: As linhas
negras mostram a junção das linhas da Vitória-Minas
e da Leopoldina nos anos 1990 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA
VER EM TAMANHO MAIOR.
AO LADO: A estação atual de Pedro Nolasco,
onde se pega o trem para Belo Horizonte, está afastada
das estações da Leopoldina e da antiga de Pedro
Nolasco (veja a parte norte do entroncamento no canto direito
inferior da figura) (Américo Publicações,
anos 1990).
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(Fontes: Leonardo Mendonça Corrêa; Silvio Rizzo;
Marcos Zeituni; O Malho, 1904; Américo Publicações,
anos 1990; http://www.flogvip.net/ guaraparibela /1171779;
http://ferroviasdobrasil.blogspot.com) |
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A estação em construção. Autor
desconhecido |
A estação em 1935. Autor desconhecido |
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Atualização:
23.12.2022
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