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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Flechal
Vasco Coutinho
Capitania
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A EFVM e suas estações em 1952

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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Vitória a Minas (1945-?)
VASCO COUTINHO
(antiga ENGENHO)
Município de Cariacica, ES
EFVM - km 14 (1960)   ES-3017
Altitude: 5 m   Inauguração: 18.12.1945
Uso atual: desconhecido (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenho foi inaugurada em 1945.

Segundo Marcos Antonio da Silva, ela ficava na fazenda Padre Matias, para desaguar a produção de açúcar e outros produtos dessa fazenda. Diante do declínio dos cafezais e de outras mercadorias na região, a estação e a fazenda perderam sua utilidade para a ferrovia.

Entre agosto de 1950 e dezembro de 1951, seu nome foi alterado para o de Vasco Coutinho, que teria sido o fundador da capitania do Espírito Santo. Finalmente, a estação foi desativada entre 1968 e 1969.

O prédio foi demolido depois de fechado. Embora ainda existam trilhos no local, nada sobrou da estação, com sua plataforma coberta pelo mato em 2022.


ACIMA: Mapa parcial do município de Cariacica nos anos 1950. A estação de Vasco Coutinho aparece acima à direita, próxima à área pantanosa na baía de Vitória (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VI, 1958).

ACIMA: Ainda há trilhos na região junto à antiga estação em 2022 . Sinal de que ainda existe uma ligação naquela região com os trilhos do trecho atual da EFVM (Foto Marcos Antonio da Silva, dezembro de 2022).

(Fontes: Marcos Antonio da Silva, 2022; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VI, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi, 1917-1984)
     

A estação de Vasco Coutinho, sem data. Foto do museu da EFVM em Pedro Nolasco.
   
     
     
Atualização: 06.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.