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E. F. Vitória
a Minas (1945-?) |
VASCO
COUTINHO
(antiga ENGENHO)
Município de Cariacica, ES |
EFVM - km 14 (1960) |
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ES-3017 |
Altitude: 5 m |
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Inauguração: 18.12.1945 |
Uso atual: desconhecido (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenho foi inaugurada em 1945.
Segundo Marcos Antonio da Silva, ela ficava na fazenda Padre Matias, para desaguar a produção de açúcar e outros produtos dessa fazenda. Diante do declínio dos cafezais e de outras mercadorias na região, a estação e a fazenda perderam sua utilidade para a ferrovia.
Entre agosto de 1950 e dezembro de 1951, seu nome foi alterado para o de Vasco Coutinho, que teria sido o fundador da capitania do Espírito Santo. Finalmente, a estação foi desativada entre 1968 e 1969.
O prédio foi demolido depois de fechado. Embora ainda existam trilhos no local, nada sobrou da estação, com sua plataforma coberta pelo mato em 2022.
ACIMA: Mapa parcial do município de Cariacica nos anos 1950. A
estação de Vasco Coutinho aparece acima à direita, próxima
à área pantanosa na baía de Vitória (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VI, 1958).
ACIMA: Ainda há trilhos na região junto à antiga estação em 2022 . Sinal de que ainda existe uma ligação naquela região com os trilhos do trecho atual da EFVM (Foto Marcos Antonio da Silva, dezembro de 2022).
(Fontes: Marcos Antonio da Silva, 2022; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VI, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guia Levi, 1917-1984) |
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A estação de Vasco Coutinho, sem data. Foto
do museu da EFVM em Pedro Nolasco. |
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Atualização:
06.01.2023
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