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Ajapi
Ferraz
Corumbataí
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ramal de Analândia-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1896-1892) |
FERRAZ
Município de Rio Claro, SP |
Seção Rio Claro -
km 20,885
Ramal de Analândia - km 20,885 |
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SP-0833 |
Altitude: 564,928 m |
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Inauguração: 31.10.1896 |
Uso atual: demolida? (2023) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
trecho entre Rio Claro e São Carlos que passava pelo Cuzcuzeiro foi
aberto pela Cia. Rio-Clarense em 1884, e fazia parte de sua linha
principal, de bitola métrica. Comprada pelos ingleses que formaram
a Rio Claro Railway em 1888, esta foi vendida para a Cia. Paulista
em 1892, que ficou com a linha, que então chegava até Araraquara e
foi renomeada como Secção Rio Claro. Em 1916, a Paulista prolongou
a linha para a frente de Rio Claro com bitola larga, até São Carlos,
mas aproveitando somente o leito a partir de quinhentos metros à frente
da estação original de Visconde de Rio Claro. Com isto, o trecho entre
a estação de Bifurcação (mais tarde Visconde de Rio Claro-nova) e
o início, em Rio Claro, ficou reduzido a uma variante de bitola métrica,
chamada a partir de 1922 de ramal de Anápolis, nome que em 1944 veio
a se tornar ramal de Analândia. Antes disso, em fins de 1940, o trecho
entre Anápolis e Visconde-nova foi suprimido e o ramal passou a parar
em Anápolis. Em 01/09/1966, o tráfego no ramal foi extinto e os trilhos,
logo a seguir, retirados. |
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A ESTAÇÃO: Segundo
dados da própria Cia. Paulista, há duas datas citadas como sendo da
inauguração da estação de Ferraz: uma, em 31/10/1896 (citada
no álbum dos 50 anos da Paulista, de 1918 - ver também caixa abaixo, de 1895), e a outra data, 01/08/1907,
citada na revista de 1959, do 90º. aniversário da companhia. Esta poderia ter sido a data de promoção do posto para estação. O certo
é que Ferraz foi um posto telegráfico por muito tempo.
Depois de desativada nos anos 1960, a estação foi posta
à venda pela FEPASA por edital publicado na Folha de S. Paulo em 4/1/1975.
Em 1998, o prédio aparentava ser de propriedade particular e estava
em estado de abandono, numa rua no lado oposto da vila, em relação
à estrada Rio Claro-Corumbataí.
Em 2020 era moradia e parecia bem cuidada. Porém, a informação era que já não estava em pé em 2023 (a confirmar).
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1895
AO LADO: A casa para telegrafistas citadas no artigo entre Morro Grande (Ajapi) e Corumbataí deve ser o posto de Ferraz, aberto nessa época (em 1896) (O Estado de S. Paulo, 29/8/1895). |
ACIMA: Seção do mapa de 1906
do Núcleo Colonial Jorge Tibiriçá, ao qual pertenciam
as colônias de Corumbataí e de Ferraz. A estação
de Ferraz ficava entre as duas partes com lotes. CLIQUE PARA VER
O MAPA INTEIRO (Museu da Imigração de São
Paulo).
ACIMA: (esquerda) Porta da estação e (direita) a plataforma da estação em 12/05/2020 (Fotos João Carlos Geraldo).
ACIMA: A estação em 12/05/2020 (Foto João Carlos Geraldo).
ACIMA: Casa de turma da ferrovia em Ferraz em 12/05/2020 (Foto João Carlos Geraldo).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht; Daniel Gentili;
Folha de S. Paulo, 1975; Museu da Imigração de São
Paulo; Filemon Peres; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1892-1969;
Cia. Paulista: Álbum de 50 anos, 1918; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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Ferraz em 1918. Foto Filemon Peres |
Em 17/03/1998, a estação. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em 17/03/1998, a estação. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em 17/03/1998, a estação. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
27.07.2023
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