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VXY Mogiana em MG
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Ajapi
Ferraz
Corumbataí
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ramal de Analândia-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1896-1892)
FERRAZ
Município de Rio Claro, SP
Seção Rio Claro - km 20,885
Ramal de Analândia - km 20,885
  SP-0833
Altitude: 564,928 m   Inauguração: 31.10.1896
Uso atual: demolida? (2023)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Rio Claro e São Carlos que passava pelo Cuzcuzeiro foi aberto pela Cia. Rio-Clarense em 1884, e fazia parte de sua linha principal, de bitola métrica. Comprada pelos ingleses que formaram a Rio Claro Railway em 1888, esta foi vendida para a Cia. Paulista em 1892, que ficou com a linha, que então chegava até Araraquara e foi renomeada como Secção Rio Claro. Em 1916, a Paulista prolongou a linha para a frente de Rio Claro com bitola larga, até São Carlos, mas aproveitando somente o leito a partir de quinhentos metros à frente da estação original de Visconde de Rio Claro. Com isto, o trecho entre a estação de Bifurcação (mais tarde Visconde de Rio Claro-nova) e o início, em Rio Claro, ficou reduzido a uma variante de bitola métrica, chamada a partir de 1922 de ramal de Anápolis, nome que em 1944 veio a se tornar ramal de Analândia. Antes disso, em fins de 1940, o trecho entre Anápolis e Visconde-nova foi suprimido e o ramal passou a parar em Anápolis. Em 01/09/1966, o tráfego no ramal foi extinto e os trilhos, logo a seguir, retirados.
 
A ESTAÇÃO: Segundo dados da própria Cia. Paulista, há duas datas citadas como sendo da inauguração da estação de Ferraz: uma, em 31/10/1896 (citada no álbum dos 50 anos da Paulista, de 1918 - ver também caixa abaixo, de 1895), e a outra data, 01/08/1907, citada na revista de 1959, do 90º. aniversário da companhia. Esta poderia ter sido a data de promoção do posto para estação. O certo é que Ferraz foi um posto telegráfico por muito tempo.

Depois de desativada nos anos 1960, a estação foi posta à venda pela FEPASA por edital publicado na Folha de S. Paulo em 4/1/1975.

Em 1998, o prédio aparentava ser de propriedade particular e estava em estado de abandono, numa rua no lado oposto da vila, em relação à estrada Rio Claro-Corumbataí.

Em 2020 era moradia e parecia bem cuidada. Porém, a informação era que já não estava em pé em 2023 (a confirmar).

1895
AO LADO: A casa para telegrafistas citadas no artigo entre Morro Grande (Ajapi) e Corumbataí deve ser o posto de Ferraz, aberto nessa época (em 1896) (O Estado de S. Paulo, 29/8/1895).

ACIMA: Seção do mapa de 1906 do Núcleo Colonial Jorge Tibiriçá, ao qual pertenciam as colônias de Corumbataí e de Ferraz. A estação de Ferraz ficava entre as duas partes com lotes. CLIQUE PARA VER O MAPA INTEIRO (Museu da Imigração de São Paulo).

ACIMA: (esquerda) Porta da estação e (direita) a plataforma da estação em 12/05/2020 (Fotos João Carlos Geraldo).

ACIMA: A estação em 12/05/2020 (Foto João Carlos Geraldo).
ACIMA: Casa de turma da ferrovia em Ferraz em 12/05/2020 (Foto João Carlos Geraldo).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht; Daniel Gentili; Folha de S. Paulo, 1975; Museu da Imigração de São Paulo; Filemon Peres; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1892-1969; Cia. Paulista: Álbum de 50 anos, 1918; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Ferraz em 1918. Foto Filemon Peres

Em 17/03/1998, a estação. Foto Ralph M. Giesbrecht

Em 17/03/1998, a estação. Foto Ralph M. Giesbrecht

Em 17/03/1998, a estação. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 27.07.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.