A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Cachoeirinha
Ajapi
Ferraz
...

ramal de Analândia-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
...

 
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1896-1892)
Cia. Rioclarense (1892-1966)
AJAPI (antiga MORRO GRANDE)
Município de Rio Claro, SP
E. F. Rioclarense - km 14,290   SP-0888
Ramal de Analândia - km 14,290   Inauguração: 15.10.1884
Uso atual: moradia (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: provavelmente 1884
 
 
HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Rio Claro e São Carlos que passava pelo Cuzcuzeiro foi aberto pela Cia. Rio-Clarense em 1884, e fazia parte de sua linha principal, de bitola métrica. Comprada pelos ingleses que formaram a Rio Claro Railway em 1888, esta foi vendida para a Cia. Paulista em 1892, que ficou com a linha, que então chegava até Araraquara e foi renomeada como Secção Rio Claro. Em 1916, a Paulista prolongou a linha para a frente de Rio Claro com bitola larga, até São Carlos, mas aproveitando somente o leito a partir de quinhentos metros à frente da estação original de Visconde de Rio Claro. Com isto, o trecho entre a estação de Bifurcação (mais tarde Visconde de Rio Claro-nova) e o início, em Rio Claro, ficou reduzido a uma variante de bitola métrica, chamada a partir de 1922 de ramal de Anápolis, nome que em 1944 veio a se tornar ramal de Analândia. Antes disso, em fins de 1940, o trecho entre Anápolis e Visconde-nova foi suprimido e o ramal passou a parar em Anápolis. Em 01/09/1966, o tráfego no ramal foi extinto e os trilhos, logo a seguir, retirados.
 
A ESTAÇÃO: Foi aberta pela Rioclarense em 1884, pela Cia. Rioclarense, com o nome de Morro Grande.

A estação passou a fazer parte da Seção Rio Claro da Paulista em 1892.

Desta estação saía, em 1929, um ramal de 16 km e bitola métrica, pertencente a J. Lacerda & Cia., que servia para o transporte de lenha e de material de serraria.

A estação, que nos anos 1940 passou a se chamar Ajapi, era em 2016 e já havia bastante tempo propriedade particular, externamente em bom estado de conservação, com um belo jardim em volta, no lugar onde passavam os trilhos. Em um dos lados, ainda se lia em 1998, embora com dificuldade, o antigo nome "Morro Grande". Fica na estrada que liga Rio Claro a Ajapi e depois a Ferraz.

Visitada em 23 de julho de 2023 por Victor Hugo da Silva, o estado do prédio não era "nada bom", com a instalação de janelas, paredes também com algumas demãos de pintura. perdendo o aspecto de estação antiga.

1883
AO LADO:
A estação de Morro Grande nem existia e já obtinha casas de negócios no bairro (A Provincia de S. Paulo, 09/05/1883).

1885
AO LADO:
Acidente na estação de Morro Grande (A Provincia de S. Paulo, 24/9/1885).

1895
AO LADO:
Experiencia com um vagão Elmo na estação de Morro Grande - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA LER TODA A REPORTAGEM (O Estado de S. Paulo, 2/9/1895).

ACIMA: Estação e pátio de Ajapi (Morro Grande) em 1946 (Foto Marcos Alonso).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Julio Cesar Piesigilli; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1892-1969; Cia. Paulista: Album de 50 anos, 1918; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Morro Grande em 1918. Álbum dos 50 anos da Paulista

A estação de Morro Grande, provavelmente anos 1940. Foto cedida por Julio Cesar Piesigilli, Jaú, SP

Em 17/03/1998, a estação de Ajapi, vista do lado da plataforma. Foto Ralph M. Giesbrecht

Ajapi, com o dístico ainda escrito, apagado, Morro Grande. (17/03/1998). Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 27.07.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.