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VXY Mogiana em MG
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Herculândia
Parnaso
Tupã
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Tronco oeste CP - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1977
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Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1941-1971)
FEPASA (1971-1998)
PARNASO
Município de Tupã, SP
Linha-tronco oeste - km 533,665   SP-2650
Altitude: 515,830 m   Inauguração: 15.11.1941
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1941 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã, foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná, onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976, já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado, suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998 operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: Em 1938, a estação de Parnaso já estava sendo projetada. Tertuliano Soares de Albergoaria doara então à Cia. Paulista um terreno para que ali fosse construída a estação e os armazéns necessários.

A estação foi inaugurada em 1941.

Em 1986, estava depredada e a própria Fepasa, no seu relatório, recomendava a sua demolição. Dez anos depois, já estava demolida, sobrando apenas a plataforma e a placa da estação.

Em 2004, trens já não estavam passando pela linha, já havia algum tempo. "A estação infelizmente foi demolida, sobrando apenas a plataforma e uma pequena estrutura de ferro que era usada como cobertura. Curioso que próximo da estação, cercaram a linha com arame farpado, como se fosse uma porteira. Se acontecer um milagre de passar um trem por ali, o maquinista vai ter que descer para abrir a porteira..." (Fabio Vasconcellos, 02/2004).


ACIMA: A estação anunciada no dia de sua inauguração (Folha da Manhã, 15/11/1941).

(Fontes: Hermes Y. Hinuy; Artur Silva; Fabio Vasconcellos; Folha da Manhã, 1941 e 19/1/1938; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1982; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1930-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1982. Foto FEPASA

Ao fundo, a estação de Parnaso (1986). Foto do relatório da Fepasa desse ano

Plataforma da estação demolida, em 30/08/2001. Foto Hermes Y. Hinuy

Plataforma, em 02/2004. Foto Fabio Vasconcellos
   
     
Atualização: 30.07.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.