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Herculândia
Parnaso
Tupã
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Tronco oeste CP - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1977
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1941-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PARNASO
Município de Tupã, SP |
Linha-tronco oeste - km 533,665 |
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SP-2650 |
Altitude: 515,830 m |
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Inauguração: 15.11.1941 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1941 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina
até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação
das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: Em 1938,
a estação de Parnaso já estava sendo projetada.
Tertuliano Soares de Albergoaria doara então à
Cia. Paulista um terreno para que ali fosse construída a estação
e os armazéns necessários.
A estação foi inaugurada em 1941.
Em 1986, estava depredada e a própria Fepasa, no seu relatório, recomendava
a sua demolição. Dez anos depois, já estava demolida, sobrando apenas
a plataforma e a placa da estação.
Em 2004, trens já não estavam passando pela linha, já
havia algum tempo. "A estação infelizmente foi demolida, sobrando
apenas a plataforma e uma pequena estrutura de ferro que era usada
como cobertura. Curioso que próximo da estação, cercaram a linha com
arame farpado, como se fosse uma porteira. Se acontecer um milagre
de passar um trem por ali, o maquinista vai ter que descer para abrir
a porteira..." (Fabio Vasconcellos, 02/2004).
ACIMA: A estação anunciada
no dia de sua inauguração (Folha da Manhã, 15/11/1941).
(Fontes: Hermes Y. Hinuy; Artur Silva; Fabio
Vasconcellos; Folha da Manhã, 1941 e 19/1/1938; FEPASA: Relatório
de Instalações Fixas, 1982; FEPASA: Relatório
de Instalações Fixas, 1986; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1930-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1982. Foto FEPASA |
Ao fundo, a estação de Parnaso (1986). Foto do
relatório da Fepasa desse ano |
Plataforma da estação demolida, em 30/08/2001.
Foto Hermes Y. Hinuy |
Plataforma, em 02/2004. Foto Fabio Vasconcellos |
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Atualização:
30.07.2017
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