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VXY Mogiana em MG
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No ramal de São Manuel (1888-1899):
Araquá
Igualdade
São Manuel
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No ramal de Bauru
(1899-2001):
Toledo
Igualdade
São Manuel
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ramal de Bauru-1935

IGGSP-1928
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Cia. Ytuana (1888-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
IGUALDADE
Município de São Manuel, SP
Ramal de Bauru - km 323,455   SP-0542
Altitude: 793 m   Inauguração: 01.08.1888
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1923
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel) que saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da navegaçõ fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888. Quando a Ituana foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta alterou radicalmente o ramal de São Manuel, usando parte dela para fazer uma linha que ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião Júnior), logo após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera cidade de Bauru. Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá. A linha chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu até hoje, com algumas retificações feitas nos anos 60, unindo as linhas da Paulista, da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em 1976, o trem de passageiros foi suprimido na linha, mas os trens de carga mantém-na ativa até hoje.
 
ANO Total de passageiros embarcados
1906 3.363
1917 3.701
1918 4.065
1922 6.430
1934 7.107
1942 4.532
1943 3.969
1944 4.801
1945 4.659
1951 9.041
A ESTAÇÃO: Chamada no início de Egualdade (ortografia da época), a estação foi aberta pela Ituana em 1888, no então chamado ramal de São Manuel, que, na prática, era um prolongamento do ramal de João Alfredo (mais tarde Artêmis), continuado pela navegação fluvial da Ituana, que retomava os trilhos em Porto Martins.

A Sorocabana inaugurou um prédio provisório para ela em 05/03/1897, "construído com trilhos e tábuas", pois a estação também teria tido o seu local ligeiramente alterado. Ou teria sido a Ytuana em 5/3/1887? As duas datas são encontradas! Três, se considerarmos a de 1888, também citada pela Sorocabana (ver topo da página).

Em 1912, o relatório do Governo sobre a E. F. Sorocabana,
Informações da Commissão Fiscal, São Paulo, 1920 , informava que "os edifícios das estações de Egualdade, Toledo e outras, construídos de táboas, necessitavam,nesse anno (1912), de reforma completa".

Anos depois, o relatório da Sorocabana de 1920 escrevia que ainda "as estações e armazéns de (...) e Egualdade, construídas em madeira, estão em ruínas" (...), funcionam em pardieiros (...) Egualdade (...)", fazendo com que, em 1924, esse prédio fosse demolido, tendo sido construído um novo edifício para a estação, um ano antes.

Desativados os trens de passageiros no ramal, nos anos 1970, a estação foi perdendo suas funções.

Em 1986, ainda estava de pé.

Quando fui a Igualdade, em 1999, não encontrei mais nada, e conversei com um senhor da vila do mesmo nome, Dito - o sapateiro do local. Ele conta que o seu pai chegou à estação em 1905, e ele nasceu lá; tomava sempre o trem para ir a São Manoel, na época em que passavam quatro trens por dia. A estação teria sido demolida quando se alargou a pista da rodovia Marechal Rondon, que passa bem ao lado. Ainda existia em 1999 um pedaço de desvio sob o mato, à direita dos trilhos.

1898
AO LADO: Autorização para suprimir a linha entre Redenção e Igualdade (O Estado de S. Paulo, 8/5/1898).

1953
AO LADO
: Nossa Estrada, 1953 - cortesia Adriano Martins.

O nome "Igualdade", assim como outros da linha original da Ituana entre Porto Martins e São Manuel, foi dado como referência à rixa entre a ferrovia e à Sorocabana, resolvida somente quando da encampação da primeira pela segunda em 1892: "Igualdade", "Treze de Maio" e "Redempção"

ACIMA: Comboio da ALL entre Toledo e Igualdade, em junho de 2012 Foto Stenio Gimenes).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação entre 1888 e 1976. Ao lado, um destes trens está parado na plataforma da estação de Agudos, em 1927. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1958 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Valdemar Bicudo; Adriano Martins; Antonio Carlos Cardoso; Nossa Estrada, 1953; E. F. Sorocabana: relatórios oficiais, 1875-1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Igualdade em 11/04/1983. Foto de Antonio Carlos Cardoso

Placa da estação de Igualdade em 11/04/1983. Foto de Antonio Carlos Cardoso

A estação de Igualdade em 11/04/1983. Foto de Antonio Carlos Cardoso

A estação de Igualdade em 11/04/1983. Ao fundo, o viaduto sobre a rodovia. Foto de Antonio Carlos Cardoso

A estação de Igualdade em 1987. Foto Valdemar Bicudo

A estação de Igualdade em 1987. Foto Valdemar Bicudo

Local da estação, já demolida (20/05/1999). Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 18.11.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.