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Cia. Ytuana (1888-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SÃO
MANUEL
Município de São Manuel, SP |
Ramal de Bauru - km 342,309 (1924);
km 330,386 (1931); km 322,110 (1960) (*) |
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SP-0461 |
Altitude: 675 m |
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Inauguração: 01.08.1888 |
Uso atual: abandonada (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1911 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel)
que saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da
navegação fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888.
Quando a Ituana foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta
alterou radicalmente o ramal de São Manuel, usando parte dela para
fazer uma linha que ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião
Júnior), logo após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera
cidade de Bauru. Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá.
A linha chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu
até hoje, com algumas retificações feitas nos anos 1960, unindo as
linhas da Paulista, da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em
1976, o trem de passageiros foi suprimido na linha, mas os trens de
carga mantém-na ativa até hoje. |
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ANO |
Total de passageiros embarcados |
1906 |
28.157 |
1917 |
32.466 |
1918 |
31.610 |
1922 |
46.532 |
1934 |
50.360 |
1942 |
32.486 |
1943 |
28.305 |
1944 |
28.994 |
1945 |
29.525 |
1951 |
48.991 |
A ESTAÇÃO: A estação
de São Manuel foi aberta pela Ituana em 1888, como ponta
de linha do então ramal de São Manuel, de acordo com o relatório
da Sorocabana-Ituana para esse ano (há publicações que dão
a data de 5/7/1888, alguns dias antes, para a sua inauguração).
A inauguração oficial da linha, com trens de passageiros etc, entre Botucatu e São Manuel, é citada com data de março de 1897 pelo jornal O Estado de S. Paulo (ver caixa abaixo). Confusão de informações.
Este ramal era uma continuação do ramal de João Alfredo, continuado
pela navegação fluvial da Ituana, que retomava os trilhos em
Porto Martins.
Em 1911, foi construído o prédio atual da estação. Em 1918, o relatório
da Sorocabana afirma que "para melhorar o acesso do publico
à estação de São Manoel a Estrada executou
a construção de passeios".
No mesmo ano, com anuência da Câmara Municipal, iniciou-se
a construção de uma passagem inferior à linha
junto à estação para substituir uma passagem
de nível.
No final da Segunda Guerra Mundial, no entanto, a decadência
já podia ser notada: "A
estação, com sua plataforma em deplorável estado
de conservação, atenta contra a segurança de
seus passageiros. O novo horário dos noturnos trissemanais
e a dificuldade para a obtenção de leitos são
outros pontos que merecem a atenção
da diretoria da Sorocabana" (Folha
de S. Paulo, 2/6/1946).
Em 2010, a estação estava abandonada, mas ainda com vagões em seus
desvios. Mas era uma bela estação, que ainda ainda conservava
sua majestade.
No final de 2013, a Prefeitura da cidade anunciou a restauração
do prédio. Serviria de centro cultural, quando (e se) terminada.
Em março de 2014, sem que qualquer obra houvesse sido feita
ainda, parte da estação foi incendiada por vândalos.
Em fevereiro de 2016, uma placa do governo anunciava a reforma, enquanto
a estação e o armazém permaneciam no mais profundo
abandono.
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1887
AO LADO: Emigração de estrangeiros para São Manuel - CLIQUE SOBRE A NOTÍCIA PARA VÊ-LA COMPLETA) (O Estado
de S. Paulo, 1/6/1887). |
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1889
AO LADO: São Manuel precisa de um correio - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO INTEIRO (A Provincia
de S. Paulo, 1/5/1889). |
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1897
AO LADO: Oficialmente aberto o tráfego entre Botucatu e São Manuel (O Estado
de S. Paulo, 20/1/1897). |
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1897
AO LADO: Problemas entre a EFS e a Prefeitura nas obras na rua da estação (O Estado
de S. Paulo, 25/3/1897). |
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1897 - Colocação de um novo girador de
locomotivas. 1918 - Para melhorar o accesso do publico
à estação a Estrada executou a construção
de passeios. 1934 - Retirada de desvio morto.
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1898
AO LADO: Melhoramentos na rua de acesso à estação, que, até os anos 1960, não estava ainda asfaltada (O Estado
de S. Paulo, 26/2/1898). |
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1898
AO LADO: Botucatu já tem os trens ligando a cidade a São Manuel, com a reforma dos ramais na região (O Estado
de S. Paulo, 12/5/1898). |
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1900
AO LADO: Planos para instalação de iluminação a gas na estação da cidade (O Estado
de S. Paulo, 14/02/1900). |
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1902
AO LADO: Revolta em São Manuel por causa dos
trens da Sorocabana. Eram tempos dificeis para a ferrovia,
que foi encampada pelo governo dois anos depois (O Estado
de S. Paulo, 18/3/1902).
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ACIMA: Estação e cidade de São
Manuel em 1909. A estação já seria a atual?
sua inauguração da nova (a atual) consta como tendo
sido em 1911. Estaria ela pronta já em 1909? (não há
dúvidas na data desta fotografia) (Studio Geografico, 1909).
ACIMA: Descarrilamento a 1 km da estação de São
Manuel (O Estado de S. Paulo, 18/4/1926).
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1927
AO LADO: Demora nas cargas para São Manuel (O
Estado de S. Paulo, 13/3/1927).
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ACIMA: Mapa da cidade em 1944
(Arquivo Publico de S. Paulo).
ACIMA: Os problemas da estação
e da Sorocabana na cidade em 1946 (Folha de S. Paulo, 22/1/1946).
ACIMA:
Cena de procissão (anos 1960) na rua que dá não
em frente à estação, mas um pouco para a sua
esquerda, exatamente em frente ao casarão que fica em posição
elevada em relação à linha. O armazém,
cujo telhado pode ser visto à direita do casarão e acima
dos telhados das casas, fica entre o casarão e a estação.
O casarão, hoje abandonado, é visto no detalhe de 2010
em cores. É interessante notar que o cafezal atrás da
linha existe até os dias de hoje (Foto maior: autor desconhecido.
Foto menor: Ralph M. Giesbrecht).
Durante os anos 1960, a Sorocabana executou em todo
o ramal de Bauru obras de retificação da linha.
Em São Manuel, existe um leito que foi construído,
segundo contam antigos moradores, para receber uma alteração
na linha. No entanto, não o acabou nem colocou trilhos.
Foi abandonado e hoje o mato e construções clandestinas
já ocupam grande parte do trecho. Ele passava ao sul
e a oeste da cidade, deixando inclusive, se ficasse pronto,
a estação fora do traçado. Não
se sabe o motivo da construção e do abandono
do trecho. Isso parece ter ocorrido nos anos 1960, mas há
quem diga que foi já depois da formação
da Fepasa em 1971.
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ACIMA: A linha que acabou não
sendo substituída aparece à direita nesta foto
de satélite. A linha nunca construída mas da qual
ainda pode ser identificado o leito aparece à esquerda,
percorrendo o sul da cidade e depois fazendo uma curva seguindo
para o norte. CLIQUE PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Google
Maps; composição Adriano Martins, em outubro de
2009). |
OS ÚLTIMOS DIAS DE UMA ESTAÇÃO?
ACIMA: O armazém. "Realmente uma bela estação largada
ao tempo. Durante uma refrescante coca-cola light num bar nas proximidades
da estação um nativo da cidade de São Manuel me disse que as
campanhas dos novos prefeitos da cidade - tem eleição
em outubro -, que eu fiz questão de nem perguntar o nome, é derrubar
tudo, passar um trator e jogar um pouco de cal para apagar qualquer
vestígio de que ali existiu uma estação. Quando disse para o nativo
que seus netos iriam cobrar dele a falta de compromisso com a história
da cidade ele me xingou, disse que viver ao lado de um passado em
ruínas e ainda cheio de drogados e desajustados não é fácil não, e
derrubar é mais barato que reconstruir" (Julio C. Paiva, 12/8/2008).
E eu completo: os governantes da cidade vão derrubar porque
é uma solução fácil - apagar os vestígios
da sua própria incompetencia, cuja polícia não
zela pelos inóveis da cidade, sejam eles de quais proprietários
forem. Se invadiram, depredaram, ocuparam e agora usam a velha estação
como antro de drogados etc, é porque a polícia não se mexe. Fácil
dizer que derruba por causa da própria incompetencia. O prédio é muito
bonito e representativo de uma época. Passado serve para isso - para
refletirmos sobre uma época, suas vantagens e desvantagens e tirarmos
proveito disto para o futuro. A partir da hora em que se faze desaparecer
o passado, perdemos mais uma chance de termos um bom futuro. Nota
zero para os antigos, atuais e futuros administradores da pobre São
Manuel (Foto Julio C. Paiva, 12/8/2008). ABAIXO: Sala da bilheteria
da estação em agosto de 2009. Uma tristeza (Foto
Daniel Gentili).
ACIMA: Escadaria da estação.
ABAIXO: Detalhes na fachada principal - Clique sobre esta foto
para vê-la inteira (Fotos Adriana Viotto, julho de 2010).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação entre 1888 e
1976. Ao lado, um destes trens está parado na plataforma
da estação de Agudos, em 1927. Clique sobre a
foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Adriano Martins; Mario Favaretto; Adriana Viotto; Daniel Gentili;
Thomas Correia; Jorge Luiz Luvizutto; José H. Bellorio; Patricia
Lanza; Nossa Estrada, 1938; O Estado de S. Paulo, 1926; Folha da Manhã,
2/6/1946; Joaquim Vieira Ferreira Sobrinho: Studio Geografico, 1909;
Cia. Ytuana: relatórios anuais, 1880-91; E. F. Sorocabana:
relatórios anuais, 1892-1969; IGG-SP, 1928; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação original, construída pela Ytuana
em 1888. Autor desconhecido |
O então novo prédio recém-inaugurado da
estação de São Mauiel em 1911. Autor desconhecido |
A estação de São Manuel em 1938. Foto da
Revista Nossa Estrada. Acervo Thomas Correia |
A estação de São Manuel, em bom estado
ainda, em 1990, acima e à direita. Fotos Jorge Luiz Luvizutto |
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O armazém da estação (20/05/1999). Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Ao fundo, a estação de São Manuel, em 20/05/1999.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Estação de São Manuel, em 20/05/1999. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Plataforma da estação de São Manuel, em
20/05/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Plataforma da estação de São Manuel, em
20/05/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 29/03/2001. Foto José H. Bellorio |
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À esquerda e acima, a estação de São
Manuel em 06/2005. Fotos Patricia Lanza |
A estação ainda abandonada em 05/2008. Foto Jorge
Luiz Luvizutto |
A estação em janeiro de 2012. Foto Adriano Martins |
A velha estação no mais profundo abandono, em
fevereiro de 2016. Foto Adriano Martins |
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Atualização:
28.10.2021
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